Menu
Brasília

Exercícios físicos: veja cuidados a se tomar durante o período de seca

Hidratação e alimentação saudável são aliados para bons treinos em períodos de baixa umidade

Redação Jornal de Brasília

11/08/2022 14h53

Foto: Divulgação

O Distrito Federal completou 96 dias de estiagem nesta quinta-feira (11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a região nos próximos dias e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade fica abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante. No início do mês a Defesa Civil emitiu o alerta laranja no DF, pois a umidade chegou aos 15% e tem se mantido nos 30% em alguns momentos do dia.

Segundo especialistas, a seca pode trazer prejuízos para a saúde. Por isso, a rotina precisa ser um pouco adaptada, principalmente nas atividades físicas. Durante esse período, é importante se hidratar e ingerir mais frutas, chás e água de coco no pré e no pós treino.

“A dica é ter sempre contigo uma garrafa de água e ir tomando durante o dia.e, se possível, evitar treinar nos horários mais secos (entre 12 e 15 horas), caso a atividade seja ao ar livre. Existe uma conta para saber quanto de água deve ser ingerido. O correto é no mínimo 35ml pelo peso corporal, ou seja, uma pessoa de 72kg x 35ml = 2.5 litros de água por dia”, aponta o treinador da Tai Crossfit, Alexis Pincowscy.

“Se você já pratica exercícios físicos regularmente, o cuidado principal é se manter bem hidratado antes, durante e depois da sua atividade. Se está começando agora, junto da hidratação, fazer atividades em locais mais fechados ou em horários mais frescos podem ajudar na adaptação”, complementa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado