Menu
Brasília

Evento esportivo em sobradinho reúne mil pessoas

A programação foi em celebração ao aniversário de 63 anos da cidade, comemorado no dia 13 de maio

Redação Jornal de Brasília

25/06/2023 10h52

Júlio César Ribeiro veio de Aparecida de Goiânia e venceu a prova de 5 km | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Neste domingo (25), diversos brasilienses compareceram em um evento realizado em Sobradinho. “É meu hobby. Um esporte que eu amo é a corrida de rua. Vim para competir com os meninos e superar os meus limites”, declarou Júlio César Gomes Ribeiro, vencedor do percurso de 5 quilômetros da 1ª corrida e caminhada do Circuito Serrano. A largada e chegada foram marcados na Avenida Contorno, no Parque Ecológico dos Jequitibás. A programação foi em celebração ao aniversário de 63 anos da cidade, comemorado no dia 13 de maio.

Júlio César veio de Aparecida de Goiânia e se disse muito feliz pela conquista. “Tem uns atletas muito fortes aqui e consegui ganhar, mesmo com a idade avançada. Estou com 46 anos. É muito importante esse incentivo público à prática do esporte para sair do sedentarismo”, acentuou o motorista de caminhão.

Com fomento de R$ 150 mil da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento tinha percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km. Cerca de mil pessoas participaram da largada, que foi dada por volta das 8h. O subsecretário do Esporte, Carlos Pontes, ressaltou a importância do evento como uma oportunidade de promover a saúde e o bem-estar. “É gratificante presenciar um um momento como esse, poder conhecer o parque e promover a integração social por meio do esporte. Sobradinho merece um evento como esse e com certeza será o primeiro de muitos que virão”, destacou.

Esporte e inclusão

O circuito também contou com uma categoria para Pessoas com Deficiência (PCD) andantes, da qual cerca de 30 atletas fizeram parte. Entre eles, o jovem de 26 anos Cristiano de Lima Nogueira. O estagiário fez os 5 quilômetros em um tempo aproximado de 28 minutos. Ele descreveu a corrida com a palavra “superação”.

“Na corrida é muito importante essa categoria. Na minha cidade quase nunca tem para PCD e hoje pude participar. Quando eu comecei fazia 36 minutos, foi muito bom meu tempo de hoje e quero melhorar cada vez mais”, pontuou Cristiano.

Salvan Cavalcante, um dos organizadores do circuito, reforçou a importância da categoria no evento. “O esporte está aqui para a gente fazer inclusão”, afirmou. O organizador também falou sobre a importância do incentivo ao esporte para a comunidade de Sobradinho. “A gente está, junto com o governo, trazendo a cultura do esporte outdoor para a área serrana. Valorizamos o esporte de Sobradinho, temos inúmeros atletas campeões, não só na modalidade de corrida de rua, mas também ciclismo, entre outros”, observou

*Com informações de Jak Spies, da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado