Menu
Brasília

Estrutural será a primeira RA a receber projeto de segurança integrada

A localidade foi escolhida por ser pequena e apresentar altos índices de violência

Catarina Lima

22/06/2021 18h38

Foto: Renato Alves/ Agencia Brasília

Durante 90 dias a região administrativa da Estrutural servirá de teste para a Área de Segurança Prioritária (ASP), o novo projeto de segurança integrada do GDF. A localidade foi escolhida por ser pequena e apresentar altos índices de violência. A Asp foi idealizada pelo atual ministro da Justiça, Anderson Torres, quando este era secretário de Segurança Pública do DF. Ele utilizou como exemplo um projeto existente na França. A Asp consiste no trabalho conjunto de diversas secretarias para reduzir os índices de criminalidade.

“Trata-se de um projeto estruturante de Segurança Pública, não é mandar mais policiais, mais viaturas, não é isso. É fazer um estudo completo da região, compreender seu real problema, que muitas vezes não é de segurança pública. Pode ser de falta de iluminação, um mato alto, um asfalto, enfim, qualquer coisa. É um projeto que estuda a cidade sob o olhar da segurança pública”, explicou Torres. O ministro compareceu ao lançamento da Asp acompanhado do Secretário Nacional de Segurança, Carlos Paim.

“Todos os índices apontaram para que viéssemos atender esta comunidade. Vamos ficar aqui durante 90 dias, mas se for necessário prorrogamos por mais 90, trazendo todos os serviços do governo para atender à comunidade da Estrutural. Não é só a parte da segurança, é a integração de todas as secretarias, trazendo os serviços que esta comunidade merece. A Estrutural vai ser a primeira cidade a receber a Asp, e a depender da redução dos índices, passaremos para outras regiões”, disse o governador, anunciando a criação de um quartel da Polícia Militar na Estrutural.

Ibaneis aproveitou a oportunidade – primeira cerimônia pública que participou ao lado de Torres depois que este assumiu o Ministério da Justiça – para elogiar o presidente da República, Jair Bolsonaro pela escolha. “O presidente Bolsonaro está de parabéns por ter levado você para o Ministério da Justiça. O ministro Moro não entendia nada de Segurança Pública e parece que também se mostrou um desconhecedor do combate à corrupção, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) está revendo todas as suas sentenças”, criticou.

O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, disse que o projeto da Asp faz parte do “DF mais seguro”. Segundo ele, diversos temas como falta de iluminação, poda de árvores, desemprego, são temas atacados pela Asp, pois impactam na violência. Diversas secretarias trabalharão juntas para deixar um legado para a comunidade da Estrutural, impactando na segurança pública e na criminalidade. “Fizemos um raio X da criminalidade, estudamos vários fatos daqui e vamos trabalhar com todas as forças de segurança do DF, pontualmente, em cada microrregião dessa cidade, para reprimir o crime”, explicou o secretário. Danilo, assim como o governador Ibaneis Rocha, disse que o período de 90 dias pode ser prorrogado por mais 90, a depender da necessidade. Ainda não estão definidas as próximas regiões a serem atendidas pela Asp, mas o secretário lembrou que Sol Nascente e Itapoã apresentam altos índices de violência e podem ser as seguintes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado