Menu
Brasília

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: tecnologia é aliada no processo de inclusão

Arquivo Geral

02/04/2018 18h26

Pestalozzi/Divulgação

Ana Lúcia Ferreira
Especial para o Jornal de Brasília

No dia 02 de Abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população sobre a condição, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta uma em cada 160 crianças no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição chamada de Transtorno do Espectro Autista (TEA) geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e a vida adulta.

A tecnologia tem sido uma grande aliada para contribuir no estímulo e atendimento às pessoas que se encontram nesta condição. Aplicativos e softwares estão sendo desenvolvidos com o objetivo de complementar o processo de alfabetização dos autistas. A brasileira, Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation (“Rato Inteligente” ou “Rato Atrevido”, em português) é a criadora de um aplicativo para celulares e tablets disponível para android e iOS em formato de jogo, que de forma lúdica auxilia neste processo de aprendizagem.

De acordo com a pesquisadora mineira, o objetivo do jogo é trabalhar o desenvolvimento da linguagem justamente por ser um dos maiores desafios para a educação dos autistas, em todo o mundo. “Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica.

O game trabalha a leitura, formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros “dispositivos cognitivos”, que ajudam o usuário a trabalhar seu desenvolvimento.

Aqui no Distrito Federal novidades semelhantes são utilizadas pela Associação Pestalozzi Brasília para contribuir com o desenvolvimento de estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual e deficiência múltipla. Desde 2016, softwares desenvolvidos pela Universidade de Brasília (UnB) são utilizados no dia a dia, com 135 estudantes, na faixa etária de 25 aos 59 anos atendidos pela Instituição. Eles recebem atendimento educacional especializado em habilitação, reabilitação e serviços de inclusão social.

Pestalozzi/Divulgação

O objetivo dos softwares de acordo com a Diretora Pedagógica, Maraísa Helena Estevão, é complementar o processo de alfabetização em sala de aula submetido à supervisão de um professor especialista em educação especial. Ela ressalta que os conteúdos são voltados para a alfabetização funcional e tem objetivo bastante prático.

“Essa alfabetização é um complemento da principal, já recebida no ensino regular. Trata-se da apropriação de palavras básicas, de uso cotidiano, que aproximam o adulto de atividades do dia a dia”, esclarece.

 

Saiba Mais

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa.

Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Serviço

A Associação Pestalozzi de Brasília é uma instituição de caráter filantrópico e sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito para pessoas com deficiência intelectual.

Informações pelo e-mail:
[email protected] ou pelo telefone: (61) 3224-7641

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado