Menu
Brasília

Dia D contra o sarampo: vacinas dentro e fora das unidades de saúde

88 postos de vacinação ficaram abertos durante todo o dia. Crianças na faixa etária entre 5 e 19 anos puderam aproveitar para atualizar o cartão de vacinação

Redação Jornal de Brasília

15/02/2020 18h25

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Neste sábado, foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 88 postos de vacinação ficaram abertos durante todo o dia. Crianças na faixa etária entre 5 e 19 anos puderam aproveitar para atualizar o cartão de vacinação. As doses de meningite C e HPV também estavam disponíveis. 

“Fizemos a experiência de colocar postos de vacinação fora das salas convencionais e deu certo. Desta vez, fizemos seis deles, abrangendo shopping e administração regional, e percebemos a grande procura”, observou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cássio Peterka.

O Águas Claras Shopping foi um dos locais que recebeu um dos postos de vacinação. A dentista Aline Portugal levou seus filhos para tomar a dose da vacina. “A ideia de tirar do posto de saúde foi ótima. Aqui tem mais espaço e ainda colocaram atividades extras para distrair as crianças”, afirmou.

Praticamente todas as crianças chegavam para receber a vacina com rostos pintados e balão nas mãos, uma forma de aliviar a tensão na hora da picadinha, que apesar da dor, protege contra uma doença que pode levar à morte.

“É ideal que os pais levem seus filhos e que estejam com a caderneta de vacina, porque é por meio dela que saberemos se a pessoa vai, de fato, precisar ou não receber a vacina”, destaca Cássio.

PRAZO

A primeira etapa da campanha, que abrange o público de 5 a 19 anos, vai até 13 de março. A população pode procurar qualquer uma das salas de vacina da rede pública, de segunda a sexta-feira. A Secretaria de Saúde recebeu 168 mil doses do tríplice viral.

A meta da pasta é imunizar entre 13 e 15 mil pessoas nessa faixa etária, atingindo 95% do público alvo, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Durante a campanha do ano passado, a primeira etapa vacinou crianças menores de cinco anos. “Desta vez, a faixa etária mudou para que possamos resgatar jovens que não tenham tomado a segunda dose da vacina contra o sarampo”, esclarece o diretor de Vigilância Epidemiológica.

Outras duas etapas da campanha contemplarão outras faixas etárias, uma em junho, para pessoas de 20 a 29 anos, e outra em agosto, para aqueles com 30 a 59 anos de idade.

No Distrito Federal, oito casos de sarampo foram confirmados em 2019. Neste ano, cinco foram notificados e estão em investigação.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado