Menu
Brasília

DF terá mais leitos para pacientes com coronavírus

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é que o sistema ganhe 321 leitos de UTI e 535 leitos ambulatoriais para atender a pacientes de coronavírus

Catarina Lima

16/04/2020 18h40

Medical equipment used to treat a COVID-19 coronavirus patient is seen at a hospital in Wuhan, in China’s central Hubei province on March 19, 2020. – China on March 19 reported no new domestic cases of the coronavirus for the first time since it started recording them in January, but recorded a spike in infections from abroad. (Photo by STR / AFP) / China OUT

Um mês e doze dias depois de registrar o primeiro caso de coronavírus, o Distrito Federal tem hoje mais de 700 exames que testaram positivo para a doença. Do total de pessoas contaminadas apenas 28 delas estão internadas na rede pública de saúde, utilizando menos da metade dos 90 leitos colocados à disposição para tratamento da covid-19. De acordo com dados da secretaria de Saúde, a rede conta hoje com 4.800 leitos de enfermaria e 500 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dos 500 leitos em unidade de terapia intensiva 90 foram reservadas para atender os casos mais graves de coronavírus. De acordo com a secretaria de Saúde, a previsão é de que o sistema ganhe mais 321 leitos de UTI e 535 leitos ambulatoriais para atender a pacientes de coronavírus.

Somente o hospital de campanha em construção no Estádio Nacional Mané Garrincha deverá contar com 200 leitos, dos quais 100 contarão com respiradores para os casos de infecção pulmonar mais graves. Ontem mesmo o secretário de Saúde, Francisco Araújo, visitou o hospital de Mané Garrincha em companhia do procurador Eduardo Sabo e do promotor Cleiton Germano, ambos representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O governador Ibaneis Rocha espera em breve inaugurar o hospital de campanha do Mané Garrincha.

Na quarta-feira o governador do DF deu posse a 413 profissionais de saúde que deverão reforçar a equipe de combate ao coronavírus. Foram designados 314 médicos, 73 especialistas em Saúde e 26 enfermeiros da família/comunidade. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, graças à sensibilidade do Governador Ibaneis, essa é mais uma forma de reafirmar o compromisso do sistema de saúde do Distrito Federal em proteger as pessoas. “Em meio à pandemia nós estamos convocando profissionais, fortalecendo a rede, abastecendo de EPIs e fazendo tudo possível com essa equipe de saúde para dar dignidade às pessoas. Quando essa pandemia passar, o sistema de saúde estará mais forte e mais unificado para proteger o cidadão do Distrito Federal”,

Outro reforço que o governo terá para equipar sua rede para o combater o coronavírus virá de um acordo de cooperação técnica que foi assinado, nesta quinta-feira (16), entre a Secretaria de Saúde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). O objetivo da parceria é garantir a manutenção preventiva e corretiva de, pelo menos, 50 respiradores (ventiladores pulmonares) utilizados nos leitos destinados aos pacientes acometidos pela covid-19.

EPI

A Fábrica Social entregou, nesta quarta-feira (15), oito mil máscaras cirúrgicas à Secretaria de Saúde para ajudar os profissionais no combate à Covid-19. Essa foi a primeira remessa desde que os alunos do programa iniciaram a produção dos equipamentos de proteção, no dia 7 de abril. Os produtos serão distribuídos às unidades de saúde pelo setor de logística da Secretaria de Saúde. A intenção é que a Fábrica Social entregue ao órgão pelo menos seis mil máscaras por semana.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado