Menu
Brasília

DF será sede da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em 2010

Arquivo Geral

29/06/2009 0h00

Brasília foi escolhida, ailment por aclamação, mind a cidade-sede da 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, visit marcada para o final de junho de 2010. A decisão foi comunicada neste domingo (28) ao governador José Roberto Arruda, em Sevilla, na Espanha, onde ele participou da edição deste ano.
      
O Comitê é formado por países que aderiram à Convenção do Patrimônio Mundial e a cada ano se reúnem para analisar e propor novas cidades e lugares para fazerem parte ou serem retirados da lista do Patrimônio Mundial Histórico e Cultural.
      
Para o presidente do Institituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando Almeida, a decisão fortalece as relações entre Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e consolida Brasília como Patrimônio Mundial. “A melhor maneira de mostrar a cultura brasileira é utilizar a modernidade de Brasília.”
      
Este ano, delegações de 187 países participaram da reunião, em Sevilha, na Espanha, e a escolha de Brasilia foi comemorada pelo plenário. Quem mais celebrou foi o Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. No discurso de agradecimento ele lembrou que “Brasília foi a primeira cidade moderna reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultura da Humanidade”. E lembrou: “No ano que vem faremos uma reunião histórica no contexto das celebrações dos 50 anos da fundação da capital do Brasil.”
      
O Governador disse também que Brasilia e a UNESCO possuem uma relação histórica e emblemática, lembrando que suas edificações e espaços públicos são obras de arte expostas a céu aberto.

Arruda lembrou que a escolha de Basília vai atrair visitantes: “Um evento como esse traz o aumento do turismo e, consequentemente, mais dinheiro para a economia. Sevilha está com uma expectativa de aumento de 50% do turismo. É um evento que divulga a cidade e aumenta a nossa responsabilidade na preservação do patrimônio. Nós vamos investir para que a cidade esteja brilhando na época do evento. É mais um desafio que vamos vencer”. No fim do discurso, foi mostrado um vídeo, editado pela Fundação Roberto Marinho, sobre o Brasil.

A Presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e Embaixadora da Espanha na Unesco, Maria Jésus San Segundo, elogiou a escolha de Brasilia. Para ela, será muito importante mostrar aos participantes da reunião, uma cidade tão diferente e moderna.


 


ÍNTEGRA DO DISCURSO


Senhora Presidente,



Senhores Delegados,



Senhor Diretor do Centro do Patrimonio Mundial,


Como Governador de Brasilia, é uma grande honra e prazer estar aqui nesta belíssima cidade de Sevilha e expressar meu profundo reconhecimento por Brasília ter sido escolhida a sede da próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.


Esta histórica reunião será realizada no contexto das celebracões dos 50 anos da fundação da nova capital do Brasil. Como vocês terão a oportunidade de conhecer, Brasilia é uma cidade-monumento. E a primeira cidade moderna reconhecida pela Unesco como Patrimonio Cultural da Humanidade. Por isso, Brasilia e UNESCO tem uma relação histórica e emblemática. Suas edificacões e espaços públicos são verdadeiras obras de arte expostas a ceu aberto.


Brasília foi construiída em 1000 dias. É um símbolo da modernidade para todos. Desperta em todos, brasileiros e estrangeiros, o sentimento de pertencer a um bem que deve ser ainda mais valorizado em suas dimensões artistícas, culturais, estéticas e sociais.


Esta capital tem uma vocacão aglutinadora. De diferentes regiões de um país continental como o Brasil chegaram pessoas dos mais variados níveis sociais. Todos movidos com o mesmo sentimento de profunda esperança por uma vida melhor e por uma forte consciência de estar participando de um fato histórico. Brasília se transformou, assim, em uma ferramenta de inclusão social, capaz de promover uma nova consciência nos cidadãos.


Brasilia é uma obra do povo brasileiro e de gênios no campo político, como o Presidente Juscelino Kubitschek, no urbanistico, como Lúcio Costa, no paisagístico, como Burle Marx, e arquitetônico, como Oscar Niemeyer. Todas estas personalidades contribuíram de forma permanente para concretizar o espírito criativo e inovador de todo o povo que crê no futuro. Brasília representa também a diversidade cultural.


Por todo este patrimônio, Brasília, como exemplo de obra de valor universal excepcional, se sentirá orgulhosa de acolher a todos vocês. Mas a melhor contribuição que Brasília podera oferecer e o grande patrimônio intelectual e afetivo do nosso povo.



Estejam certos que o Governo de Brasília trabalhara junto com o Ministério da Cultura, das Relacões Exteriores, do Meio Ambiente e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para garantir que a próxima reunião seja tão rica e proveitosa como esta que se realiza aqui em Sevilha.



      Sejam todos bem vindos a Brasilia.


     

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado