Menu
Brasília

DF se destaca em ranking nacional de segurança pública

Ferramenta visa oferecer ao setor público métricas já utilizadas no setor privado para apoiar líderes públicos em tomadas de decisões

Redação Jornal de Brasília

08/09/2023 13h53

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O Distrito Federal ficou em segundo lugar no Ranking de Competitividade dos Estados no quesito segurança pública. Criado pelo Centro de Liderança Política (CPL) para auxiliar gestores públicos, a ferramenta tem como objetivo oferecer ao setor público métricas já utilizadas no setor privado, para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade e apoiar os líderes públicos brasileiros na tomada de decisões.

De acordo com a pesquisa, a área da segurança é o pilar que recebe o maior peso – 12,7% – entre os demais nove temas, que são educação, solidez fiscal, infraestrutura, capital humano, inovação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, inovação, sustentabilidade social e potencial de mercado. Em todos os quesitos o DF foi destaque, sendo o primeiro colocado no Centro Oeste.

“A segurança pública tem impacto importante em todos os setores e na vida da população. Os dados mensuram a quantidade de homicídios e crimes contra o patrimônio de 2022, ano em que tivemos o menor número de homicídios em 46 anos”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

O investimento em tecnologia, estratégia de atuação e trabalho integrado são alguns dos pontos que motivaram a classificação do DF, como explica Avelar. “Este é um trabalho realizado de forma integral, ou seja, com a participação de diferentes setores, articulação com a sociedade civil e atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais. O objetivo é promover resultados diretos e indiretos para que a criminalidade seja reduzida e possamos melhorar cada vez mais nossos índices e aumentar a sensação de segurança. Toda a sociedade do DF ganha com isso”, finaliza o secretário.

Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado