O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) decidiu suspender as bancas examinadoras de trânsito teóricas e práticas de direção veicular a partir da próxima segunda-feira (22). A medida dura até o próximo dia 29.
A razão para a suspensão é a pandemia de covid-19. As bancas poderiam causar aglomerações e propagar o vírus num momento em que quase 400 pessoas esperam por um leito de UTI. Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, algumas pessoas vinham desrespeitando a recomendação de não levar acompanhantes em dias de exames, por exemplo.
“Não podemos arriscar a vida de muitos com a falta responsabilidade de alguns. Devemos preservar a saúde de todos os envolvidos no processo: examinadores, instrutores e candidatos”, disse Maia. A suspensão vai até o dia 29, mas o prazo pode ser estendido conforme avaliação da direção-geral.
Os candidatos que estão com provas agendadas para o período em que haverá suspensão do serviço poderão remarcá-las sem ter que pagar por isso.
Os atendimentos para coleta biométrica também estão suspensos, assim como os cursos teóricos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito, da Diretoria de Educação de Trânsito, por exemplo, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização e Renovação de Carteira Nacional de Habilitação, Atualização para Instrutor e entre outros.