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Brasília

Desenvolvimento Social vai aprimorar processos de contratação

Pereira afirma que a ação promoverá uma avaliação abrangente nos processos, sistemas e ferramentas da pasta na gestão das licitações e contratações

Redação Jornal de Brasília

15/12/2023 12h17

Foto: Flávio Anastácio/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) criou um grupo de trabalho para propor ações de melhorias e gerenciamento de riscas das contratações públicas da pasta. A instituição foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nessa quinta-feira (14).

O chefe da Unidade de Controle Interno da Sedes, André Pereira, afirma que a ação promoverá uma avaliação abrangente nos processos, sistemas e ferramentas da pasta na gestão das licitações e contratações. “A ideia é levantar os riscos envolvendo as aquisições que a secretaria necessita realizar para implementar as políticas públicas de sua competência; e, a partir disso, elaborar um plano de ação para tratá-los e, dessa forma, evitar contratempos e desperdícios de recursos diante da alteração na legislação”, explica.

A medida vai se aplicar aos contratos ou licitações, por exemplo, quando for preciso destinar mobiliário, materiais e manutenção às unidades socioassistenciais que atendem usuários, ou ainda na contratação de instituições responsáveis por servir refeições nos restaurantes comunitários sob gestão da Sedes.

O gestor lembra que a medida beneficia a população no sentido de promover a efetividade das contratações, levando à melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos: “Previne riscos de haver desvio ou má aplicação de recursos públicos”.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho, a formação do grupo de trabalho reflete o compromisso com a transparência, a eficiência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. “Este é um passo estratégico para fortalecer nossas práticas de governança e a gestão responsável dos recursos públicos”, afirma.

As informações são da Agência Brasília

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