Menu
Brasília

Cúpula do GDF visitará Congresso para tratar sobre FCDF

Na última quinta-feira, Ibaneis e Celina se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados para tratar a questão de forma mais detalhada

Vítor Mendonça

23/06/2023 14h26

Foto: Banco de imagem

A cúpula governamental do Distrito Federal pretende visitar deputados federais e senadores nos próximos dias para, de acordo com Ibaneis Rocha (MDB), “mostrar a importância do Fundo Constitucional do DF”, a fim de manter a integralidade do texto do Arcabouço Fiscal para a gestão.

Na última quinta-feira (22), o mandatário e a vice-governadora Celina Leão (Progressistas) se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), para tratar da questão de forma mais detalhada.

“Na Câmara a conversa está muito avançada. A nossa vice-governadora é do partido do Arthur Lira e do Cláudio Cajado [PP], e já vi declarações de que o Cajado [relator do marco fiscal] vai manter o texto que vem do Senado, respeitando a decisão dos senadores, e isso nos deixa muito felizes”, destacou o governador após a assinatura de ordem de serviço para a construção de três Casas da Mulher Brasileira no DF.

A comissão que integrará a cúpula governamental, e que visitará os parlamentares na Câmara e no Senado, será composta também por deputados federais e senadores parceiros do GDF. A expectativa é que o texto passe sem grandes problemas e não haja, portanto, a limitação ao FCDF. Se nada for alterado, o documento poderá seguir para sanção presidencial.

O fundo foi retirado do texto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e aprovado pelo Senado na última quarta-feira (21). Inicialmente, o projeto não tinha nenhuma limitação ao fundo, mas, quando passou pela Câmara, foi adicionado o restritivo.

É por meio do FCDF que a União custeia a segurança pública e parte da saúde e educação do DF, já que a capital abriga as sedes dos Três Poderes e é palco de representações diplomáticas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado