Menu
Brasília

Covid-19: segunda dose da vacina tem agendamento online no DF

A população da capital que já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus poderá agendar o dia e o horário da segunda etapa de imunização na página da Secretaria de Saúde. A vacinação de novos grupos depende da quantidade de medicamentos a receber, com previsão de chegada em Brasília na semana que vem

Redação Jornal de Brasília

18/02/2021 14h37

Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto. Foto: Reprodução

Cezar Camilo e Guilherme Gomes
[email protected]

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta quinta-feira (18), a plataforma virtual de agendamento da segunda dose da vacinação contra a Covid-19. A hospedagem da página www.vacinas.df.gov.br fica nos servidores da pasta e pode ser acessada no próprio site da SES-DF a partir de hoje.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto disse que a ferramenta “é importante para evitar filas, aglomerações e pode ser agendado pela internet”.

O agendamento será restrito para os Drive-thrus de imunização espalhados pelo Distrito Federal, outros pontos de vacinação vão continuar recebendo a população que não puder agendar virtualmente. A dose 2, como é chamada, começou a ser aplicada na capital no dia 8 de fevereiro. Entre primeira e segunda dose, até quarta-feira (16), foram 111.670 pessoas vacinadas no DF.

“A ideia é melhorar a qualidade do atendimento, estamos otimizando o serviço à medida que avançamos no Plano de Imunização”, disse o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Divino Valero, ao Jornal de Brasília durante o lançamento da plataforma no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

“Pelo site a pessoa pode escolher a data, local de vacinação e deve preencher alguns dados pessoais, inclusive a data da primeira dose e laboratório”, afirmou Osnei Okumoto.

Todo o cadastro deve ser feito de forma online, os interessados devem entrar no site da SES-DF e preencher o formulário para agendamento da aplicação do medicamento. Além disso, podem ser realizadas consultas de postos de vacinação mais próximos, um auxílio a mais para quem está no grupo prioritário e precisa de mais informações.

Quem não tiver acesso à internet ou domínio da tecnologia e pertencer aos grupos prioritários elegíveis para imunização nesta etapa, podem procurar um ponto de vacinação mais próximo para garantir a proteção contra o coronavírus. “Vamos garantir que aqueles que não tenham possibilidade de agendar online possam procurar outros pontos e futuramente vamos disponibilizar o tele-covid para agendamento por telefone”, ressaltou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez.

Novas doses

A previsão de novas doses na capital, sinalizada pelo Ministério da Saúde para a próxima terça-feira (23), ainda está incerta. O ministro Eduardo Pazuello disse que 11,3 milhões serão entregues ainda em fevereiro, mas não está definido quantas serão destinados à Brasília.

Este número é importante para o Governo do Distrito Federal discutir a continuidade do Plano de Vacinação abrangendo novos grupos, além dos idoso acima de 79 anos e os profissionais que atuam na área da Saúde.

“Tudo depende do total de doses que vamos receber, ainda não está definido, não adianta anunciarmos um novo grupo e o Ministério mandar uma quantidade abaixo do esperado”, relatou o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Divino Valero, ao Jornal de Brasília.

Segundo a SES-DF, há quantidade do medicamento na capital suficiente para continuar a vacinação até o recebimento de uma nova remessa, mas não é possível assegurar a imunização completa de todos que receberam a primeira dose até que seja realizada uma reposição do estoque.

De sexta-feira (12) até a última atualização da pasta, ontem às 20h, foram 642 pessoas vacinadas – com pausa para o Carnaval – um crescimento de 0,57% se comparado ao total de imunizados antes do feriado.

Segundo o último levantamento da secretaria de Saúde, 45.280 idosos com mais de 80 anos foram atendidos no DF desde o início da distribuição, em 19 de janeiro, até a última sexta-feira (12). Na faixa etária reduzida, a partir de 79 anos, foram 4.659 pessoas contempladas.

Já os idosos que vivem em instituições de acolhimento são 1.936, somando 51.875 idosos vacinados. Os profissionais da Saúde, que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus, têm o maior contingente de imunizados até a semana passada. De acordo com a SES-DF, 57.813 deles já receberam ao menos uma das doses.

Vacinação retomada no DF

Após um período de paralisação, a vacinação na capital voltou nesta quarta feira (17). O secretário de saúde afirmou que o intervalo foi necessário. “As mais de 162 mil foram divididas entre primeira e segunda dose, por isso interrompemos a vacinação e voltamos ontem”, disse.

“Até quarta, 111670 pessoas foram vacinadas. Podemos hoje melhorar a condição de atendimento com a ferramenta para agendar a vacinação”, afirmou Osnei.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado