Menu
Brasília

Complexo Cultural do Choro começa em 20 de maio

Projeto traz dança, teatro infantil, rodas de choro e muita música para o espaço que é a cara do brasiliense

Redação Jornal de Brasília

04/05/2023 13h01

Danilo Caymmi. Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura, a Shell e o Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília – ICEM apresentam o Complexo Cultural do Choro de Brasília, um polo de arte, cultura e entretenimento no coração da capital do Brasil, mais precisamente no tradicional Espaço Cultural do Choro. O projeto, que terá a duração de oito meses, trará – quinzenalmente aos finais de semana –, diferentes expressões culturais produzidas no Distrito Federal e no Brasil para públicos de todas as idades.

“Valorizar as pessoas e empoderar vidas são compromissos da Shell. O Complexo Cultural do Choro contempla estes objetivos ao valorizar a cultura e fomentar o empreendedorismo. Estamos orgulhosos por fazer parte deste projeto”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

“A programação contará com a participação de grandes nomes do cenário nacional e talentos da capital do país, a prata da casa”, explica o bandolinista Reco do Bandolim, um dos fundadores e atual presidente do Clube do Choro de Brasília.

No lançamento do projeto, sábado, dia 20 de maio, o público poderá conferir a tradicional “Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello”. Em seguida, o “Bloquinho Cortando Cebola” se apresentará, antecedendo a abertura oficial do projeto, que contará com a participação de Reco do Bandolim.

Durante o almoço, o público poderá conferir a “Feijoada Musical”, com samba de primeira e o prato que é paixão nacional. Já à noite, acontecerá o primeiro show da série “Tributo ao

Mestre”, com Danilo Caymmi prestando homenagem a rica trajetória de Pixinguinha, um dos pilares da moderna música popular brasileira.

No domingo, 21 de maio, atrações especiais para todas as gerações. O “Piquenique Chorão”, marcará a parte infantil do projeto com teatro e contação de histórias. A estreia será com o espetáculo de palhaçaria “Abre Alas: Concerto à Doidivana”, show cômico-musical criado a partir de referências do circo-teatro. A montagem com direção de Karla Concá, conta com atuação de Caísa Tibúrcio como a Palhaça Ananica, que se desdobra com sua bicicleta antiga e seus instrumentos musicais.

No mesmo dia, em atração batizada “Choro Livre Convida”, o Regional Choro Livre, filho dileto do Clube do Choro de Brasília, tem no seu batismo a tradução de como vê e toca o gênero: criativo e aberto a novas influências. Fiel à raiz, mas sem medo de dogmas, o conjunto sacode a poeira fazendo uma leitura contemporânea dos clássicos do Choro e complementando o repertório com novos autores e composições próprias. A programação do Complexo receberá músicos para apresentações e intercâmbio, no Clube do Choro. Na primeira apresentação, o palco será compartilhado com o bandolinista Dudu Maia, a cavaquinista Mariana Sardinha e o músico, compositor e arranjador Fernando Machado. Dudu Maia foi indicado ao Grammy em 2018, já se apresentou ao lado de artistas consagrados como Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Dominguinhos. Mariana Sardinha integra o quadro de professores da Escola de Música de Brasília (EMB), e já performou ao lado de nomes como Fabiana Cozza, Ellen Oléria e Mateus Aleluia. Já Fernando Machado é músico atuante no panorama brasiliense e fundou diversos grupos como Quinteto Syrinix, Quarteto Cana Seca, Quarteto de Saxofones de Brasília e Brapo.

Para encerrar o final de semana em clima de festa e propor que o público tome a pista de dança, a programação terá o “Domingo no Clube”. O grupo Corazón Salsero garantirá uma noite repleta de gêneros caribenhos como a salsa, bachata, cumbia, reggaeton, entre outros. Uma noite para o público vibrar ouvindo, desfrutando e bailando com as coreografias dos dançarinos Ana Diniz e Pedro Mariano. O show terá participação especial da cantora cubana Dianelis Valdez, além da presença do coreógrafo cubano Melquiades Hernández. Para garantir a pista cheia, o talento dos DJs Pablo Peligro e Tumba’o.

Oficinas

Ao longo do projeto serão realizadas quatro oficinas com temáticas vinculadas à música e destinadas aos alunos de instituições públicas do Distrito Federal. A primeira delas tem como tema “O tempo e o som do Brasil do século XX – das bandas às rádios”. Dentro do mesmo tema, as demais oficinas abordarão “O surgimento da MPB”, “O Brasil Globalizado” e “A música do século XXI do micro ao macro”. Todas as atividades serão ministradas pelo professor e músico Gabriel de Campos Carneiro, que em sua formação acadêmica possui um curso técnico em Música pela EMB, sendo graduado em História pela Universidade de Brasília, mestre em Música (com a dissertação “O Choro de uma Cítara”) e em História (com a dissertação No Rastro dos Cangaçeiros), ambas pela UnB. Serão disponibilizadas 190 vagas por oficina, sendo 50% delas direcionadas para alunos de escolas públicas de música visando a formação para o ecossistema da música e a capacitação de jovens para o ambiente profissional.

Serviço
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 20 e 21 de maio (sábado e domingo)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso livre e gratuito, com exceção do Tributo ao Mestre. Ingressos em bilheteriadigital.com.br/icem
Valor: R$50 (meia-entrada) / R$100 (inteira)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado