Menu
Brasília

CLDF discute o direito à amamentação durante a realização de concursos públicos

A mãe indicaria o acompanhante responsável pela guarda da criança durante o período necessário durante a prova ou etapa de avaliação

Redação Jornal de Brasília

03/01/2023 11h07

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Projeto de lei apresentado nesta segunda-feira (2) à Câmara Legislativa busca garantir às mulheres o direito de amamentar seus bebês durante a participação em concursos públicos no DF. Pela proposta, mulheres que tiverem filhos de até seis meses de idade poderão usufruir do benefício desde que informem a  necessidade à organizadora do processo seletivo no ato da inscrição, por meio da apresentação da certidão de nascimento da criança.

Após o deferimento da solicitação, conforme a proposta, a mãe deverá indicar acompanhante que será a responsável pela guarda da criança durante o período necessário durante a prova ou etapa de avaliação.

Neste caso, a pessoa acompanhante terá acesso ao local das provas até o horário estabelecido para fechamento dos portões e ficará com a criança em sala reservada para essa finalidade, próxima ao local de aplicação dos exames, para facilitar o acesso à mãe que será acompanhada por um fiscal durante a amamentação.

De acordo com o deputado Gabriel Magno (PT), autor do projeto, a nova regra, caso aprovada, garantirá à candidata a compensação do  tempo despendido na amamentação para que não haja prejuízos na realização da prova.

A proposta, segundo ele, busca aprimorar a legislação ao fortalecer o princípio da igualdade e garantir o pleno alcance do Estatuto da Criança e Adolescente. “A amamentação das crianças, ao menos até completar seis meses, deve ser assegurada em todas as circunstâncias, inclusive no decorrer da realização de provas de concursos públicos”, argumenta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado