Menu
Brasília

Chuva causa estragos em Águas Claras e Vicente Pires

Em Vicente Pires, o temporal causou estragos por toda cidade. Houve alagamentos e famílias contabilizaram prejuízos

Evellyn Luchetta

13/03/2022 16h57

Atualizada 14/03/2022 8h57

Uma forte chuva atingiu o Distrito Federal na tarde deste domingo (13). Em Águas Claras, região administrativa da capital, chegou a chover granizo.

Quem passou pela região pôde ver toldos de lojas derrubados, estruturas caídas e árvores danificadas.

Nas redes, internautas registraram relatos sobre o momento do granizo.

Em Vicente Pires, o temporal mais uma vez deixou a população assustada. Em vários condomínios a força da água invadiu casas causando alagamentos e deslizamentos. Em algumas ruas a força foi tanta que arrastou contêineres e carros.

Diante dos danos a estrutura de vários imóveis e o possível risco de colapso estrutural, a equipe da DCDF foi acionada. Além do plantão emergencial, foram enviados a Supervisora Técnica e um Engenheiro. Equipes passaram a manhã deste domingo (13/03) na região, vistoriaram dezessete casas e verificaram casos de alagamento de residências e colapsos de muros de divisa e de arrimo.

Diante dos danos observados e visando preservar a segurança de todos, foram adotadas as seguintes medidas:

1 – Interdição parcial de três casas, notificação de um imóvel em relação ao muro de divisa e orientação através de Termo de Comparecimento a outras três casas.

2 – Orientação a todos os interessados quanto aos problemas gerados, suas consequências e medidas de segurança recomendadas.

3 – Orientação a todos os interessados para que busquem uma solução conjunta para a questão do escoamento da água, uma vez que os imóveis são vizinhos.

Após outra chuva forte, equipes retornaram à Vicente Pires atendendo novas ocorrências, dentre elas:

1 – Afundamento da pavimentação em via pública na Rua 03. O DETRAN foi acionado e prontamente fez a sinalização e o isolamento do local. A Administração irá articular os reparos da via nesta segunda.

2 – Alagamentos de residências e colapsos de muros de arrimo e de divisa. Foram vistoriadas dezesseis casas. Além das recomendações de segurança para evitar um agravamento da situação, repassadas a todos, quatro proprietários de imóveis foram orientados a realizar o escoramento dos muros de divisa e a providenciar os reparos nas estruturas. Em um imóvel foi verificada a fragilização de uma fossa séptica, afetando o muro de divisa. O proprietário foi orientado e notificado a sanar o problema.

Na manhã do dia 14/03, segunda-feira, a equipes da DCDF serão deslocadas novamente para Vicente Pires, de modo apoiar a Administração Regional.

Confira alguns vídeos de Vicente Pires:

Após a chuva foi possível conferir que a força da água levou até mesmo o asfalto.

Mesmo depois do temporal, moradores se desesperaram ao perceber o volume de água e os estragos causados. Alguns perderam tudo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado