Menu
Brasília

Centro Radiológico do Hospital de Planaltina ampliará atendimentos de imagem para apoio diagnóstico

Compra de equipamentos e construção de uma subestação de energia elétrica aumentarão a capacidade dos serviços da unidade. Número de exames de raios X, por exemplo, poderá duplicar

Redação Jornal de Brasília

28/06/2023 16h12

Foto: Reprodução

O Centro Radiológico do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) irá receber novas adequações de estrutura física, aquisição de equipamentos e uma nova subestação de energia elétrica que permitirão a ampliação de nos atendimentos de imagem para para diagnóstico. Além disso, o local terá capacidade para duplicar o número de exames de raios X fixos ofertados.

Após a reorganização do centro, hoje estão disponíveis quatro salas para radiografias e duas para ecografias, além de espaços preparados para acomodar mamógrafo e tomógrafo e salas de preparo do paciente e de laudos. O funcionamento completo do centro aguarda aquisição de novos equipamentos, cuja compra já foi solicitada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

“Quando o Centro Radiológico estiver em plena atividade, será capaz de triplicar os atendimentos de imagem de apoio diagnóstico e expandir a realização de exames, como mamografia e tomografia”, aponta a gerente da Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad), Maria do Socorro Aguiar. Atualmente, o hospital realiza exames de imagem de urgência e emergência e conta com três aparelhos de raio X móvel, todos em uso, beneficiando a população de Planaltina.

A revitalização busca modernizar a estrutura existente e prevê a instalação de dois novos geradores para atender ao hospital em casos de emergência. Além disso, de acordo com o diretor administrativo da região Norte, Márcio Pascoal Ribeiro, a fiação elétrica será trocada. “Teremos benefícios econômicos e mais qualidade em todos os setores na unidade”, avalia.

Melhorias

Além das adequações, um novo bloco auxiliar está em construção no HRPl. Com dois pavimentos, a estrutura terá 30 leitos de enfermaria, 13 de internação pediátrica, nove dedicados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais nove cadeiras para diálise.

Outros benefícios serão disponibilizados com a construção, sendo eles: o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) tipo III, com sete cadeiras odontológicas; salas acústicas para atendimento da fonoaudiologia; áreas para fisioterapia e serviço social. Além do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que contará com salas especiais e climatizadas destinadas a vacinas.

O prédio abrigará ainda postos de enfermagem, quartos de isolamento, sala de equipamentos e de curativos, áreas de prescrição médica, entre outros. Com conclusão prevista para abril de 2024 e aporte de R$ 18,3 milhões, a obra está em fase de execução de estrutura, vigas, pilares e primeira laje.

Já a previsão de conclusão da nova subestação de energia, com investimento de R$ 1,3 milhão, é julho deste ano. “A subestação atenderá de forma mais eficiente às necessidades do hospital. Com isso, haverá melhorias nas condições de fornecimento de energia dentro da unidade e, consequentemente, na sua capacidade de atendimento”, resume o diretor administrativo.

Com informações da Secretária de Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado