Menu
Brasília

Caminhada pelo fim da violência contra a mulher

De acordo com a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa do gênero

Redação Jornal de Brasília

02/12/2022 7h25

Foto: Grupo Mulheres do Brasil

Amanda Karolyne

Organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, 5ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas será no próximo domingo, 4 de dezembro, no Parque da Cidade, com a presença de representantes de vários órgãos que atuam na defesa da mulher. O Grupo Mulheres do Brasil, Por meio do Comitê de Combate à Violência contra mulheres e meninas, o Grupo Mulheres do Brasil alerta para essa temática global, e convoca a população para participar deste evento, que acontecerá em outras cidades do país. A expectativa é de que em média, 500 pessoas compareçam.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa do gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

Segundo Joana Barbosa Mello, líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, essa Caminhada faz parte da campanha da ONU, e a ideia é chamar a atenção para o tema da violência sofrida pela mulher. A ação conta com o apoio da Secretaria da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho dos Direitos da Mulher, que no dia vai distribuir material educativo, pra tirar dúvidas e dar orientações. “Para abordar a questão da prevenção e do combate à violência contra a mulher. Porque ela não se restringe apenas ao Estado, destaca. Para Joana, a sociedade também tem a sua parcela de culpa. “Haja vista a elaboração da Maria da Penha, que é considerada a terceira lei melhor do mundo”. A ativista explica que a Lei teve a participação social, e então quando há um engajamento social, o trabalho fica muito mais visível. Logo, o alcance é muito maior.

Joana acredita que não dá mais pra conviver com os altos índices de violência contra a mulher. E o trabalho do Estado junto com a sociedade, é combater a raiz desse problema. “Infelizmente ainda temos homens que não se conscientizaram que a mulher tem esse direito de sair de uma relação”. Ela lembra que a constituição de 1988 equiparou homens e mulheres em direitos e obrigações. Na caminhada, vai ser disponibilizado o serviço do ônibus da Secretaria da Mulher, e algumas conselheiras do Conselho dos Direitos da Mulher também vão participar. Joana reforça que é preciso realmente educar as pessoas, não só as vítimas, mas a sociedade de um modo geral.

Serão mais de 50 cidades, que devem participar da ação. O evento em Brasília, vai contar com a apresentação da influencer Diana Assis, e com a presença das meninas da Dark Angels e da Banda Batukenjé, arte inclusiva com tambores, na animação da caminhada, acrescenta Joana Mello.

SERVIÇO

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

Data: dia 4 de dezembro

Horário: 9h

Local: Parque da Cidade – Estacionamento 13 – ao lado da Administração do Parque

Evento: Gratuito

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado