Menu
Brasília

Bombeiros treinam servidores do HRL para uso correto de extintores de incêndio

O sargento L. Trindade e o cabo Fábio Muniz, do CBMDF, ensinaram como manusear extintores, mostrando os diferentes tipos

Redação Jornal de Brasília

27/04/2022 18h31

Bombeiros treinam servidores do HRL para uso correto de extintores de incêndio. Foto Tony Winston – Agência Saúde DF

O Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (NSHMT) da Região Leste promove nesta semana ações de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho em referência ao Abril Verde.

Na tarde da terça-feira (26), militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) comandaram treinamento de uso de extintores de incêndio para servidores e colaboradores do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá.

O sargento L. Trindade e o cabo Fábio Muniz, do CBMDF, ensinaram como manusear extintores, mostrando os diferentes tipos e explicando a diferença entre os equipamentos. O sargento Trindade ressaltou a importância da utilização correta desse tipo de equipamento. “Quando houver um princípio de incêndio, o servidor capacitado para usar um extintor conseguirá conter o fogo e evitar mais danos ao ambiente e riscos às pessoas”, disse.

Trindade explicou ainda que os extintores têm alcance de cerca de cinco metros e duração de um minuto e pouco. Por isso, são mais eficazes em princípios de incêndio, e não em casos onde as chamas já se propagaram em larga escala. Nesse caso, o ideal é que enquanto um servidor capacitado usa o extintor, outra pessoa acione o Corpo de Bombeiros.

Para a chefe do NSHMT da Região Leste, Paula Campos, é indispensável que os colaboradores tenham conhecimento sobre segurança no trabalho. “Neste mês, sempre costumamos chamar atenção para o tema. A gente entende que o treinamento é extremamente importante para o caso de ocorrer situação de incêndio ou emergência. Todo o trabalho do nosso núcleo é voltado para prevenção”, pontuou.

Programação

O HRL ainda vai receber outras três ações ao longo desta semana no âmbito do Abril Verde. Nesta quarta-feira (27), haverá exposição e orientação sobre equipamentos de proteção individual (EPIs); na quinta (28) e na sexta (29), ocorrerão palestras sobre segurança no trabalho com radiação ionizante e gestão de riscos, prevenção e fluxo de acidente com material biológico, respectivamente.

*Com informações da Secretaria da Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado