Menu
Brasília

Após localizar artefato explosivo em universidade, PCDF cumpre mandados de busca

Nas casas do aluno, foram encontrados materiais de metalurgia, comumente usados na fabricação de artefatos explosivos artesanais, do tipo metalon

Guilherme Gomes

02/06/2021 10h35

Foto: divulgação/PCDF

No dia 23 de abril deste ano, foi localizado um artefato explosivo no banheiro masculino de uma universidade particular do DF, no prédio onde funciona a faculdade de fisioterapia. Nesta quarta-feira (2), a Polícia Civil do DF cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas residências de um estudante da unidade.

Nas casas do aluno, foram encontrados materiais de metalurgia, comumente usados na fabricação de artefatos explosivos artesanais, do tipo metalon.

O aparelho celular do estudante também foi apreendido para ser periciado. Os mandados foram cumpridos em Samambaia e Ceilândia e expedidos pela Oitava Vara Criminal de Brasília.

Sobre o artefato encontrado na universidade, o laudo do Instituto de Criminalística da PCDF constatou que se tratava de explosivo contendo dispositivo de iniciação – pavio pirotécnico – e material explosivo – pólvora confinada –, sendo, portanto, considerado eficiente e apto para produzir uma explosão e seus efeitos associados.

Os peritos entenderam que o artefato trazia risco à integridade física e ao patrimônio, pois a explosão produziria fragmentação de objetos próximos, projeção de material com potencial lesivo e ondas de pressão, calor e de choque, entre outros efeitos danosos.

De acordo com as investigações, o artefato foi deixado no banheiro para impedir a realização de uma avaliação prática do curso de fisioterapia, que ocorreria no período da tarde.

O inquérito revelou que um aluno da própria universidade, que faria a avaliação, teria deixado o artefato no banheiro e avisado os funcionários, tudo para tentar impedir a prova.

A Polícia Civil informou que o aluno prestou declarações à Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) e as investigações prosseguem.

Com informações da PCDF


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado