A oportunidade de obter formação profissional sem desembolsar nenhum centavo levou o desempregado Carlos Antônio Gonçalves de Brito a procurar os cursos de qualificação oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Trabalho (Setrab). Com a intenção de aprender o ofício de salgadeiro, physician o jovem de 20 anos foi um dos primeiros a se inscrever no programa A-Tenda Trabalhador instalado pelo governador José Roberto Arruda, nesta quinta-feira (18), em São Sebastião.
“Esse curso vai abrir as portas do mercado de trabalho, que hoje exige qualificação até para as funções mais simples. Com certeza terei mais oportunidades de emprego”, acredita o morador da Rua 28, no Setor Vila Nova. “Muitas vezes a pessoa que busca emprego não teve chance de fazer um curso. Esse programa dá essa oportunidade de adquirir conhecimento para enfrentar o mercado”, explicou Arruda.
Instalado no terreno em frente à Administração Regional de São Sebastião, o A-Tenda Trabalhador oferece também os cursos de cabeleireiro e informática básica, jardineiro, manicure/pedicure, técnica de vendas e montador de forma metálica para construção civil. Este último deverá atender à demanda surgida com o início da construção do Setor Mangueiral, próximo à cidade. A obra empregará especialistas nessa área.
Nos próximos 30 dias, cerca de 2,2 mil pessoas deverão ser atendidas na cidade, em três turnos de aulas. Apenas nesta manhã, os sete cursos e as oficinas de artesanato com material reciclado receberam mais de duas mil inscrições.
O A-Tenda Trabalhador tem o objetivo de fornecer qualificação profissional e ajudar os alunos a entrar no mercado de trabalho. Além disso, oferece os serviços de emissão de carteira de trabalho, informações sobre seguro desemprego, microcrédito, cooperativismo e associativismo.
O programa qualificou até maio deste ano18.494 pessoas, 2.746 deles encaminhadas ao mercado de trabalho, emitiu 1060 carteiras profissionais e cadastrou 1499 para estágios.