Menu
Brasil

Ministério Público recebe denúncias contra João de Deus por e-mail

Arquivo Geral

10/12/2018 11h57

Divulgação/ Casa Dom Inácio de Loyola

Jéssica Antunes
[email protected]

O Ministério Público de Goiás (MPGO) disponibilizou um e-mail institucional para receber novas denuncias contra o médium João de Deus. O religioso, que atende há décadas em Abadiânia (GO), a 115 quilômetros de Brasília, é alvo de uma série de relatos de abuso sexual. Nesta segunda-feira (10), foi instituída uma força-tarefa com quatro promotores para investigar as denúncias.

Leia também: “A máscara caiu”: vítima relata abuso de João de Deus há 19 anos

“Sabemos que há vítimas de outros estados e de fora do país. Não será necessário que elas venham até Goiás. Elas podem prestar depoimento no Ministério Público local. Já há uma coordenação nacional e sabemos que depoimentos foram agendados em outras localidades, como São Paulo e Minas Gerais”, disse Luciano Miranda Meireles, coordenador da Centro de Apoio Operacional Criminal do MPGO, em entrevista coletiva na capital goiana.

O que precisa, agora, é que as vítimas se apresentem e façam os relatos. Para auxiliar, foi criado o e-mail institucional [email protected]. “Eu sei que há medo, há temor em casos que envolvem crimes dessa natureza, mas o MP vai dar proteção se for o caso”, continua.

Patrícia Otoni, coordenadora de Direitos Humanos ressalta que “muitas vezes as vítimas que sofrem esse tipo de violência demoram um tempo até entenderem o que aconteceu e até denunciarem”. A expectativa é que a divulgação encoraje novas denuncias. Não há concretização do número de vítimas. Isso deve ser contabilizado após colhidos depoimentos.

Tudo o que surgir a partir de agora será investigado pela força-tarefa que está associada com regionais de todo o Brasil. “A maioria dos crimes são sexuais, mas há notícias de crimes de outra natureza, que serão anunciadas quando tiver algo concreto. A prescrição dos crimes é período longo. Dificilmente estaremos diante de crimes prescritos”, esclareceu Meireles.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado