Menu
Brasil

Justiça liberta 137 pessoas presas em festa na zona oeste do Rio

Agência Estado

25/04/2018 18h19

Divulgação

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, na tarde desta quarta-feira (25), a libertação de 137 pessoas presas, sem flagrante, em uma festa que, segundo a polícia, foi promovida por milicianos da zona oeste da cidade. Eles estavam detidos desde o último dia 7. A decisão é do juiz Eduardo Marques Hablitschek, da 2ª Vara Criminal de Santa Cruz (zona oeste), que atendeu pedido do Ministério Público.

No dia 19, o mesmo juiz havia ordenado a libertação do artista de circo Pablo Dias Bessa Martins, também detido na operação policial. Ao todo, na ação do dia 7 de abril foram presos 159 homens, que estavam em um evento público com shows de três bandas de pagode, realizado em um sítio. Segundo a polícia, houve à abordagem e até troca de tiros.

Desde as prisões, a Defensoria Pública tem denunciado que a maioria das prisões foi ilegal, pois nenhum dos detidos tinha antecedentes criminais e não houve flagrante. O único solto até esta quarta-feira era Martins, que trabalha na Europa, tem contrato de trabalho em vigor e estava em férias no Rio.

Na terça-feira, 24, o Ministério Público apresentou à Justiça pedido para que fossem revogadas as prisões de 138 pessoas – uma delas era Martins, que já estava em liberdade. A 20ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos tinha investigado as condutas de cada um dos 159 presos e concluiu que há elementos para denunciar 21 deles – contra os outros 138 não existe nenhuma acusação.

Além de libertar os 137 presos, o magistrado determinou a entrega imediata dos fuzis apreendidos para a Polícia Civil. “Se a nossa sociedade ainda tem que conviver com o uso de fuzis dentro das cidades, que o seja por parte de quem defende seus cidadãos”, determinou.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado