Menu
Brasil

Coronavírus: em menos de um mês, número de casos triplica em Curitiba

“O colapso do sistema de saúde está no horizonte. Se a sociedade curitibana não colaborar, teremos problemas”, diz secretária

Redação Jornal de Brasília

24/06/2020 12h56

O número de casos do novo coronavírus em Curitiba triplicou no período de menos de um mês. Nessa terça-feira, a cidade contabilizava 3.298 casos da Covid-19 e 116 mortes. Diante desse cenário, a secretária de Saúde Márcia Huçulak afirmou que “o colapso do sistema de saúde está no horizonte.”

Até cerca de um mês atrás, a capital paraense passava por um crescimento moderado de casos confirmados da doença. No entanto, a epidemia avançou substancialmente após o governo local declarar a reabertura  de shoppings e centros comerciais, no fim do mês passado. Além disso, a chegada do inverno também influenciou no aumento do número de casos, já que o clima frio impulsiona os casos de infecções respiratórias.

Foram contabilizados 226 casos a mais em apenas 24 horas, da segunda feira (22) para a terça-feira (23). De acordo com a secretária Márcia Huçulak, as medidas de isolamento ficarão mais rígidas com o agravamento da situação.

Um sistema baseado em uma classificação de bandeiras, divididas em três níveis, foi implantado. Em uma semana, Curitiba saiu da bandeira amarela para a laranja, fechando igrejas e academias, por exemplo. A bandeira vermelha simbolizaria a aplicação de medidas restritivas ainda mais intensas. 

Além da entrada de novos pacientes nas UTIs, que acarreta em leitos ocupados, alguns leitos de UTI ficam inutilizados devido ao afastamento de profissionais da saúde com suspeita ou confirmação da Covid-19. Na terça-feira, 75% dos 223 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba estavam ocupados. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado