Menu
Brasil

Casal que manteve idosa em cárcere privado por 20 anos é preso

Elcio Pires Junior e Marina Okido obrigava a senhora a cuidar da mãe de Marina, não pagava salário e/ou benefícios, dava golpes financeiros e ainda agredia a senhora, que não via a rua há mais de duas décadas

Willian Matos

25/06/2019 8h41

Reprodução/EPTV

Da redação
[email protected]

Um casal foi preso pela Polícia Civil na madrugada desta terça-feira (25) por manter uma idosa de 63 anos em cárcere privado por pelo menos 20 anos na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Elcio Pires Junior e Marina Okido obrigavam a senhora a cuidar da mãe de Marina, não pagavam salário e/ou benefícios, davam golpes financeiros e ainda agrediam a senhora, que não via a rua há mais de duas décadas. As informações são do portal G1.

A Polícia recebeu denúncia de estelionato contra os suspeitos, mas, chegando lá, viu a vítima. Ela vivia em dois cômodos, sem qualquer contato com o mundo externo. Ela é de Colorado, no Paraná, e foi para São Paulo (primeiro Campinas, depois Vinhedo) para trabalhar como empregada doméstica na casa do casal. Durante os 20 anos, nunca recebeu um salário sequer.

A delegada Denise Margarido confirma o cárcere. “Ela não tinha contato com o mundo exterior. Ela tinha um isolamento social absurdo. Ela não saía da residência, não falava com ninguém a não ser com os autuados e com a senhora idosa”, afirmou.

A senhora foi atendida pela assistente social Giorgia Bezerra, que se chocou com a situação. “A sensação que a gente tem é que como ela vivia nesse isolamento social ela não sabe onde ela mora, não sabe onde fica Vinhedo, que bairro é aquele. Então ela não tem noção de onde ela está e relata que não tem convívio com outras pessoas mesmo”, disse Giorgia.

Golpes

Além do cárcere, o casal usou o nome da idosa para outro crime. Eles pegaram os documentos dela para abrir uma conta e aplicar golpes dos comércios de Vinhedo. “Eles abriram a conta com a justificativa de pagar o salário dela, mas nunca pagaram e começaram a dar cheques em lojas para praticar o estelionato”, explicou a delegada.

O casal foi preso, será indiciado por estelionato, tortura e cárcere privado. Eles vão passar por audiência de custódia ainda nesta terça-feira (25). A idosa que era mantida em cárcere privado foi levada para um abrigo municipal. Já a mulher que era cuidada pela vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Vinhedo. Ela estava muito debilitada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado