Menu
Verbalize
Verbalize

Ego, o maior inimigo da Inteligência Emocional

Qual perfil comportamental você costuma adotar no trabalho: egocêntrico ou cordial?

Luana Tachiki

11/04/2023 14h11

Reprodução/TV Globo

Ouça o áudio a seguir para acompanhar sua leitura:

Nos últimos dias, falou-se muito sobre o comportamento da apresentadora e jornalista Patrícia Poeta. Ela tem demostrado nitidamente um desapreço pelo seu companheiro de palco, Manoel Soares, no programa Encontro, da TV Globo.

Desde que a Fátima Bernardes abandou o “Encontro”, há pouco menos de um ano, o programa ganhou Patrícia Poeta e Manoel Soares como apresentadores. Os dois vivem em clima de rusgas, já que Patrícia não quer dar voz a Manoel e muitas vezes o “atropela” enquanto ele fala — isso tudo diante das câmeras. A apresentadora nega tais burburinhos, mas o público tem percebido o clima e se manifestado nas redes sociais para demonstrar insatisfações diante do comportamento de Poeta em relação ao colega.

Esse clima ruim já perdura há alguns meses, mas foi evidenciado nos últimos dias quando a dupla comentava uma notícia sobre Chat GPT. Manoel estava falando, quando, de repente, Patrícia passa na frente dele mandando ele esperar.

Diante do ocorrido, a apresentadora está sendo questionada por falta de Inteligência Emocional e acusada de estar “colhendo os frutos” pela postura que vem adotando. Uma forte demonstração desse cenário foi quando Patrícia foi flagrada sozinha, pensativa e chorosa numa praia da Zona Sul do Rio de Janeiro após a semana turbulenta. Ela, que é uma profissional de carreira consolidada, tendo até passagem pelo Jornal Nacional dividindo a bancada com William Bonner por alguns anos, agora está tendo sua reputação questionada por ausência de IE em não saber lidar com seus conflitos internos e externos diante das câmeras.

Quem não se lembra da postura do incrível e renomado astro de Hollywood Will Smith há pouco mais de um ano, na premiação do Oscar de 2022? Will não se segurou ao ver o seu colega Chris Rock fazer uma brincadeira ofensiva com o nome da sua esposa e o agrediu fisicamente, com um tapa, ao vivo, para o mundo inteiro ver sua indignação com a falta de bom senso das piadinhas do Chris Rock. Smith, certamente, tinha seus direitos de ficar consternado e até irado com a piada de mau gosto, mas ele se exaltou, foi extremamente agressivo, e por isso acabou penalizado drasticamente com a falta de Inteligência Emocional para lidar com a situação naquele momento delicado.

Foto: Brian Snyder/Reuters

IE, uma abordagem do passado, presente e futuro

Todos precisam se segurar vez ou outra na vida, principalmente quando lidamos com pessoas na qual não temos muita afinidade, ou quando nos sentimos ofendidos com algo. A própria Bíblia Sagrada prevê a importância de um individuo desenvolver esta habilidade. Em outros termos, ela chama inteligência Emocional de Domínio Próprio, que é um princípio extremamente relevante para um cristão. Veja os trechos:

  • “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” (Provérbios 16:32).
  • “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” (Provérbios 25:28).
  • “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.” (Provérbios 29:11).
  • “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo 1:7)

Essa realidade tem reverberado em várias épocas da humanidade, e no ambiente corporativo da contemporaneidade não é diferente. Se o profissional tem dificuldade em lidar com seu eu interior e com as pessoas do seu convívio, ele terá grandes desafios pela frente, já que o mercado de trabalho cada vez mais procura por um profissional equânime.

Por que desenvolver a IE?

Um levantamento da empresa Page Personnel aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conduta inapropriada. Ou seja, 9 em cada 10 profissionais são contratados pela hard skills (habilidade técnica) e demitidos pela ausência de soft skills (habilidades comportamentais).

Para o médico Pedro Calabrez, Ph.D em psiquiatria e psicologia, a Inteligência Emocional (EI) é a capacidade de lidar melhor com situações de crises nos relacionamentos interpessoais, mas principalmente, no relacionamento intrapessoal, que são as limitações internas do seu humano. Ter inteligência emocional é vencer as vozes internas que nos impedem de crescer e alcançar os nossos objetivos na vida.

Ainda segundo Calabrez: “Inteligência Emocional possibilita que você desenvolva a sua carreira com muito mais velocidade e eficiência. Ela permite aprimorar suas relações, mas a principal relação da sua vida é com você mesma, e é aí que a IE se torna fundamental. Ela vai te ajudar a lidar com armadilhas da tua mente, por exemplo, as emoções que oscilam o dia inteiro e vão do céu ao inferno vinte vezes por dia. A Inteligência Emocional te permite mudar isso na sua vida. Por exemplo, vejamos a procrastinação. Você não consegue começar um novo hábito. Às vezes até começa, mas não tem constância. A IE te permite vencer a falta de foco, de disposição, de energia, enfim… você consegue vencer todas as armadilhas da sua mente.”

Pedro Calabrez. Foto: Divulgação

11 habilidades soft skills relacionadas à IE

Comportamento colaborativo
Ser capaz de trabalhar em equipe. É o profissional que trabalha pelo bem comum. Seu objetivo é que todos cresçam, inclusive ele e a empresa também.

Comunicação eficaz e assertiva
Comunicação é a arte de se fazer entendido, ou seja, o bom comunicador tem o cuidado de checar se não houve ruídos em sua comunicação, isto é, se a mensagem chegou até o receptor sem desvios de entendimento. Outros elementos também são importantesm como o cuidado na abordagem da mensagem direcionada a cada público específico famoso (nicho). Cabe ressaltar que comunicador é quem comunica, logo, todos somos comunicadores.

Empatia
Se colocar no lugar do outro e tentar imaginar viver a situação alheia é a forma mais nobre de se relacionar com as pessoas, só assim daremos ao outro uma tratativa mais assertiva.

Escuta ativa
Para estabelecer um elo de comunicação ativa, é primordial escutar de verdade o outro, sem atropelos, sem pressa, sem imaginação, nem se preparar logo para uma resposta imediatista (como tem feito a Patrícia Poeta).

Resiliência
Como diz Arnold Schwarzenegger, um dos oradores mais carismáticos do mundo: “Não tenham medo de errar. Todos erram, e está tudo bem. O que está errado é falhar e não se reerguer. Os vencedores vão cair e levantar, cair e levantar, cair e levantar. É impossível conseguir algo sem esforço.” 

Flexibilidade
Esse profissional não tem medo de mudanças, que são fundamentais para o crescimento. Sair da zona de conforto nunca é fácil, mas é fundamental para abraçar novos desafios e descobrir do que você verdadeiramente é capaz.

Trabalho sob pressão
Na sociedade pós-moderna, não tem como se lançar no mercado de trabalho e não viver sob-pressão. Em algum momento ela virá, e que seja bem vinda, pois você estará preparado para enfrentá-la.

Gerenciamento de crises
Quem nunca passou, certamente irá passar. Caso contrário, não será um profissional completo, porque todos vivem estes dia de desafios. Nunca é fácil, mas se nos prepararmos para a chegada deste dia, gastaremos menos energia e tempo, porque ele já foi previsto e as armas para usar neste dia já estavam prontas.

Liderança
O mercado de trabalho quer um profissional que saiba liderar em algum momento. E para quem está pensando numa promoção, saiba que os cargos mais elevados são de liderança, mas eles têm mais a ver com o desenvolvimento da capacidade de outras pessoas que a do próprio líder. 

Relacionamentos
Tanto os intrapessoais quanto os interpessoais precisam de habilidades da Inteligência Emocional. 

Ética
Esse profissional visa o bem coletivo, mesmo que seja necessário deixar vontades pessoais de lado. Ser imparcial é ser justo e pensar no bem comum, e não apenas no seu próprio. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado