Menu
Verbalize
Verbalize

Comunicação passiva ou violenta, como é a sua? 

Como tem sido a sua comunicação em casa, no trabalho, com os amigos, parentes e também pessoas mais íntimas?

Luana Tachiki

13/06/2023 13h29

Foto: Reprodução

Geralmente, temos um comportamento comunicacional mais pacífico e receptivo com quem não faz parte do nossa ciclo mais íntimo, já com as pessoas na qual nos relacionamos, temos a tendência a perder a paciência com mais facilidade, não é mesmo? Em contrapartida, existem pessoas que a agressão comunicacional é contra elas mesmas, ou seja, o medo de rejeitar e ser rejeitado é tão grande que a solução é anular-se em prol da felicidade alheia, o que acarreta numa agressão contra si mesmo (a). 

Na busca por um equilíbrio no comportamento comunicacional, precisamos primeiramente identificar em qual predominamos mais: passivo ou agressivo? 

Para isso, identifique a seguinte situação:

1- Você finalmente consegue ir a um encontro, que há muito tempo é aguardado, e na hora de pedir um prato para dois, o homem sugere entusiasmado os pratos mais sofisticados, que são frutos do mar, mas você não gosta muito deste tipo de comida. 

Dentre as opções abaixo, qual delas chegaria mais próximo de uma atitude sua:

A) você aceita a sugestão já que ele está tão empolgado para compartilhar os encarecidos pratos, mesmo não sendo seu forte;

B) diz que gostaria muito que a relação desse certo, e que para isso acontecer, cada um deveria se sentir à vontade para comer o que achar melhor;

C) sugere outras opções tão atrativas quanto, como um bom corte de carne bovina. Logo, o melhor seriam dois pratos individuais, e pergunta o que ele acha;

D) diz que adorou a sugestão e entusiasmada aceita, mesmo não sendo verdade.

2- Em outra situação hipotética, como você reagiria? Chegou o dia de você finalmente conhecer seus sogros. No dia dos namorados, seu namorado dá um grande passo na relação de vocês e te convida para almoçar com os pais dele, e ressalta que sua mãe está fazendo um almoço incrível para comemorem todos juntos esse grande avanço na relação. No entanto, o que você queria mesmo era um momento a sós com ele, para comemorar a data especial. O que você faria dentro das opções de escolha abaixo:

A) você manipula suas expressões faciais, fazendo uma cara de extrema surpresa e felicidade para ele pensar que você gostou da iniciativa dele;

B) demonstra exatamente a sua insatisfação com rosto entristecido, e diz que seria muito mais atrativo um momento mais a dois que a dez;

C) afirma que adorou a iniciativa dele e reconhece o esforço, embora deixa claro que a dois seria uma comemoração mais agradável para a data e pergunta a opinião dele logo após; 

D) diz que gostou muito da ideia e que não teria outra coisa melhor a se fazer no dia dos namorados. 

3- Vocês dois estão para tomar uma das maiores decisões importantes da vida, que é o casamento. Para planejarem esse dia tão especial e esperado, vocês começam a colocar as ideias na mesa. Ele ama o calor, sol e praia, já você ama as montanhas, a neve e o frio. Para ter uma lua de mel inesquecível, ele sugere para você uma viagem para Bora Bora, que é uma das maiores maravilhas do mundo e um sonho de infância dele. O que você faz?

A) sorri desesperadamente de alegria por ele propor algo tão romântico; 

B) você diz que seria surreal para alguém que ama praia, mas retruca: para alguém que detesta praia e calor, será que seria a mesma sensação surreal?

C) fica incrivelmente feliz por ele inseri-la num sonho de infância dele, mas sugere que eles poderiam passar a metade dos dias na praia e a outra metade da lua de mel na Patagônia, e analisa a reação dele;

D) diz que seriam os melhores dias da sua vida e que você já está de malas prontas.

Respostas, veja qual letra predominou mais nas suas respostas:

A – Passivo  

B – Agressivo  

C – Assertivo   

D – Passivo/Agressivo

Após um breve teste, apenas para nortear suas considerações finais sobre seu perfil comunicaional, saiba que o resultado é extremamente variável, ou seja, você pode ter tido um tipo de perfil e não estar muito contente com o resultado. Se for esse caso, que tal avaliar sua performance comunicacional para nutrir seus relacionamentos e obter um perfil mais assertivo? 

Claro que existem inclinações naturais advindas da nossa personalidade, vivências e experiências, mas todas elas podem se modificar, se assim nós quisermos. 

Uma comunicação violenta é prejudicial para a família, cônjuge, amigos, trabalho e, principalmente, para o próprio indivíduo que traz um perfil comunicacional violento na maior parte do tempo. Existem excessões, na qual devemos ser mais incisivos e firmes na nossa opinião e posicionamento. Estrategicamente, precisamos adotar posturas mais incisivas, no entanto, esse perfil não deve ser dominante em nossas vidas para não comprometer nossos relacionamentos. 

Já sobre as posturas passivas e até passiva-agressiva, temos de aprender a saber nos posicionar para que não sejamos infelizes se anulando em função do outro sempre. O equilíbrio para saber se posicionar é fundamental para nutrir um relacionamento intrapessoal e interpessoal saudável. 

Se você tem dificuldades em não saber como se posicionar com medo da reação das pessoas, e de ser rejeitado, ou se você não sabe ponderar seus impulsos, chega a ser sarcástico, irônico, o que se torna invasivo para as pessoas e até para você… não perca a oportunidade de mudar seu comportamento comunicacional.

Faça sua inscrição na próxima turma de quinta-feira para trabalhar na sua comunicação, quem está ao seu redor irá perceber a grande evolução, principalmente quem você ama. 

Academia de comunicação e oratória Verbalize, turma nova com inscrições abertas. Ligue e saiba os detalhes com nossos consultores:

João 55 61 9194-1724 
Thales 55 61 99250-3003
Rafael 55 61 9115-6213

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado