Menu
Sem Firula

Sem vacilo

Arquivo Geral

02/07/2016 7h00

Atualizada 01/07/2016 15h58

Desta vez o Palmeiras não quis saber de sustos e sapecou uma goleada no Figueirense, livrando três pontos de vantagem sobre o Corinthians, segundo colocado no Brasileiro, o Gangorrão, como este colunista passou a tratar desde ontem a competição. Com a vitória de 4 a 0 sobre o time catarinense, o Verdão praticamente garantiu duas rodadas de liderança.

Explico: com três pontos de desvantagem, o Timão só assumiria o primeiro lugar neste domingo em caso de improváveis goleadas dele, Corinthians, sobre o Flamengo, combinada com um vareio do Sport sobre o Palmeiras (o saldo de gols palmeirense é bem superior ao corintiano).

Aliás, falando em vacilo, é bom os times pernambucanos acordarem. Tanto o Sport, quanto o Santa Cruz, estão na zona de rebaixamento e começam a ver um grupo desgarrando do Z-4, o que tornará ainda mais complicada uma possível (e desejada recuperação). Hoje, dois jogos de pouca atração: em Volta Redonda o oscilante Fluminense recebe o Coritiba, finalmente fora da zona da degola; e o Atlético Paranaense enfrenta o lanterna América Mineiro, na Arena da Baixada. Como o Paraná enfrenta o Bragantino, pela Série B, no mesmo horário dos outros dois paranaenses, o torcedor do Paraná vai ficar sem ter um time para chamar de seu em campo no domingo. Isso sim um grande vacilo de quem monta as tabelas na CBF.

Chile europeu

Da mesma forma que a seleção chilena conquistou duas Copa América (a de 2015 e a Centenário, recém terminada nos Estados Unidos) sem derrotar a Argentina, mesmo jogando contra aquele adversário nas finais – em ambos os casos a vitória veio nos pênaltis –, Portugal chegou a sua terceira semifinal de Eurocopa, em quatro edições, sem vencer um só adversário. A campanha do time de Cristiano Ronaldo, até o momento, na Euro da França é de quatro empates em quatro jogos, mas Portugal avança. A última vítima foi a Polônia, batida nos pênaltis depois de 1 a 1 no jogo (90 minutos mais prorrogação). Resta saber até onde chegarão os gajos. Em tempo: em momento algum o colunista quer comparar a qualidade técnica ou o valor tático das seleções de Chile e Portugal, apenas lembrei fatos, nada além disso.

Estranho acordo

Foi oficializado ontem o novo acordo entre Neymar e o Barcelona. Agora, o brasileiro está preso ao clube catalão por mais cinco anos, até 30 de junho de 2021. Receberá um aumento e… Estranhamente, a multa em caso de rescisão de contrato aumenta na medida em que o tempo passa. Normalmente é o contrário. Ou será que o Barcelona está fazendo uma grande jogada para seduzir Lionel Messi e continuar com o argentino? O Manchester United fechou, agora oficialmente, com o Ibrahimovic e parece não ter mais lugar (e grana) para uma grande contratação. O Paris Saint-Germain, que não esconde o desejo de tirar um craque do Barcelona, acena com a possível liberação de David Luiz e Matuidi (que poderiam ser incluídos em alguma negociação e aliviam o caixa). Há muita coisa, ainda, para rolar neste período pré início de temporada. E as janelas permanecem abertas.

Números, só números

Um terço do Brasileiro já se foi. Das 38 rodadas, 12 já foram disputadas. Com os jogos de hoje, amanhã e depois (sim, teremos uma partida na segunda-feira à noite), fecharemos 13 partidas para cada clube. Algumas situações chamam a atenção. Nas quatro primeiras colocações, dois paulistas (Palmeiras e Corinthians, em primeiro e segundo lugar, respectivamente) e dois gaúchos (Grêmio e Internacional, em terceiro e quarto). A distância entre o líder e o Colorado é de cinco pontos, mesma diferença para o Flamengo, que está em quinto lugar. Falando francamente, com exceção de Palmeiras e Corinthians, os outros três demonstram grande instabilidade, não gerando muita confiança em seus torcedores.

Se está assim na parte de cima da classificação, a rabeira não está muito diferente. Dos quatro ocupantes do Z-4, dois são pernambucanos (Sport, em 17º, e Santa Cruz, em 19º). Não custa lembrar que o Santinha já foi líder do Brasileiro. Completam a zona da degola o América Mineiro (presença constante desde o início do torneio) e o Botafogo (que depois que entrou, gostou e não quer mais sair). À frente do grupo, com apenas um ou dois pontos de vantagem, Cruzeiro (que até outro dia estava lá), Figueirense e Coritiba (que saiu nesta rodada do meio da semana). Se podemos apontar o Palmeiras como forte candidato à luta pelo título, na parte de baixo a situação é mais complicada. E muita gente boa pode entrar na dança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado