Menu
Quinto Ato
Quinto Ato

Fora com os tiranos

Theófilo Silva

11/08/2022 5h00

Vejam essa de James Joyce:

“Segredos, sílices silentes, repousam nos palácios escuros de ambos os nossos corações: segredos exaustos de sua tirania; tiranos desejosos de se ver destronados”!

Sílice é sílex, um pedaço de quartzo! O resto dá para entender. Fiquei matutando a respeito dessa frase de Stephen Dedalus – está em Ulisses, obra prima de Joyce. É tão bonita, tão cheia de revelações, e diz tanta coisa, que nos confunde.

A vida é uma batalha diária. A luta não é somente pela sobrevivência, com as pessoas que nos rodeiam, com o Estado e seus absurdos, com o clima e o planeta, com a ética, a fé ou a moral. A briga é também conosco, com nosso orgulho, ambição, luxúria, desprezo, amor, ódio. São os nossos “segredos silentes”, os tiranos de Joyce, que reinam e pactuam nossa relação com o mundo e com os outros, e que, de certa maneira, formatam a sociedade em que vivemos.

O tempo passa e não percebemos. Três ou quatro décadas transcorrem tão rapidamente que não nos damos conta. De repente parece que chega uma hora de prestar contas com o passado. Olhamos para trás e uma sensação de desamparo parece nos atingir. “Que fiz da minha juventude? Cadê os sonhos que eu sonhei para mim? O que estudei, fiz, construí, era isso mesmo que eu queria?” Afinal, o emprego sólido, a carreira profissional, a família, tudo aquilo que disseram ser verdadeiro e de futuro foi feito. Então, por que estamos cada vez mais tão sozinhos, e separados? E os que não seguiram o script? Que foram dilacerados por perdas, doenças, tragédias pessoais, drogas, guerras, intolerância, irresponsabilidade e devaneios de juventude? Ah, a juventude… lembro de Shakespeare, que diz: “quanto mais se gasta a juventude, tanto mais ela se dissipa.”

Essas perguntas precisam ser feitas, porque mudanças estão acontecendo a uma velocidade difícil de ser acompanhada. E que caminho que o mundo tomou! As famílias têm sofrido muito diante das dificuldades da vida moderna! Não conseguem mais ser uma família, porque a tecnologia, o mundo digital transformou seus filhos em robôs, escravos dos smartphones e computadores. Os pais querem proteger os filhos que, engolidos pela solidão do mundo virtual, muitas vezes se mutilam, profanando seus corpos, registrando suas dores com massacres cosméticos, doentios. A desgraça foi construída por muitos que dizem lutar pela felicidade e os direitos de cada um de nós!

Sim, é a política que teima em inventar um futuro, que assusta e que destrói a ordem vigente. Como se a ordem fosse leviana. Tudo isso está acontecendo com o Brasil, nossa nação, que foi tomada por um bando de perversos enlouquecidos comandados por um capitão que vive num estado mental caótico, provocando a destruição do presente e do futuro do país. Estamos sendo governados por um tirano que vai tentar um golpe. E isso nós não podemos permitir. Jair Bolsonaro precisa ser defenestrado nestas eleições. O Brasil não merece perecer sob o desgoverno desse louco doentio. Não podemos aceitar o destino trágico que Bolsonaro traçou para nós. Não, não podemos aceitar isso.

A verdade tem sido distorcida diariamente. Como se não existissem fatos, a verdade de fato. Em meio a essa tempestade de mediocridade, de burrice, de perversidade, de pobreza moral e espiritual, há um consolo e uma tarefa a ser cumprida: “Nosso dever é compor nosso caráter: não é vencer batalhas… Mas conquistar ordem e tranquilidade em nossa conduta. Nossa grande e gloriosa obra-prima é viver adequadamente… Onde não houver homens procurem comportar-se como um”, disse Montaigne. Portanto, nós, brasileiros corajosos, temos o dever de nos cercarmos de homens honrados e, assim, derrotar Bolsonaro nestas eleições. Pois Bolsonaro é um tirano que precisa ser destronado!

Sei que não foi isso que Joyce quis dizer com seus “tiranos silentes”, mas era sobre isso que eu queria escrever!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado