Menu
Prazeres do vinho

Uma vinícola de 1.500 anos!

Autoridades de Israel divulgaram, na última segunda-feira (11), a descoberta de uma fábrica de produção de vinhos com cerca de 1.500 anos

Catiuscia Bellaguarda

13/10/2021 17h19

Foto: Ahikam Seri / © Agence France-Presse

Foto: Ahikam Seri / © Agence France-Presse

Localizado ao sul de Israel, próximo a Faixa de Gaza, foram encontrados pelas autoridades do país, os vestígios de um impressionante complexo de produção de vinho da época bizantina. De acordo com as autoridades, seria a maior produtora de vinhos de sua época, com uma produção anual de dois milhões de litros.

Nas escavações realizadas na cidade de Yavne, ao sul de Israel, que está em forte expansão, arqueólogos desenterraram, as ruínas do local de produção de vinho de 1.500 anos. Foram encontradas grandes prensas, milhares de fragmentos de garrafas e locais de armazenamento do vinho. Considerando os achados arqueológicos, o local era bem mais que um vinhedo bucólico, mas sim uma verdadeira fábrica.

A equipe de arqueólogos liderada pela Autoridade Israelense de Antiguidades descobriu cinco prensas de cerca de 225 m2 para amassar uvas, dois grandes barris octogonais para acumular o mosto e dois fornos de olaria para aquecer a argila das ânforas alongadas, chamadas “vasilhas de Gaza”, nas quais o vinho era envelhecido.

Ficamos surpresos em descobrir aqui uma fábrica sofisticada para produzir vinho em quantidades industriais

Hadad, Liat Nadav-Ziv e Jon Selingman - Arqueólogos

Na antiguidade, a Faixa de Gaza, território palestino hoje governado pelos islamitas do Hamas, e a cidade adjacente de Ascalão, no sul de Israel, perto de Yavne, eram conhecidas pela qualidade de seus vinhos, que eram vendidos em toda a bacia do Mediterrâneo.

Graças às escavações foi possível comprovar a presença de prensas de vinho de 2.300 anos, quando o império persa aquemênida reinava em grande parte do Oriente Médio. De acordo com os arqueólogos, isso provaria que a indústria do vinho local durou vários séculos.

Veja mais detalhes da descoberta

Proteção das Autoridades

Em comunicado, a Autoridade Israelense de Antiguidades informou que o complexo de Yavne será “protegido” e fará parte de um parque arqueológico que será aberto ao público futuramente.

Com informações da AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado