Menu
Coluna Lia Dinorah
Coluna Lia Dinorah

MEMORÁVEL JANTAR MARROQUINO

Lia Dinorah

01/04/2022 12h50

Atualizada 02/04/2022 12h30

Em noite marcada pela arte de bem receber, o embaixador Nabil Adghoghi e a bela embaixatriz Siham Belamine acolheram pequeno grupo para um jantar tipicamente marroquino. Após a sucessão de pratos do requintado menu, que expressou a milenar culinária de seu país, o casal anfitrião ofereceu aos convidados o tradicional chá de hortelã e uma sequência de licores, na varanda da residência, de onde se pode apreciar espetacular vista “Brasília by Night”. Encontro dos mais agradáveis, descontraídos e especiais para todos os que tiveram o privilégio de desfrutar desta antológica confraternização. Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar a querida e elegante embaixatriz Siham Belamine, que hoje será alvo de inúmeras felicitações pela passagem de seu aniversário.

Fotos de Henrique Kotnick

Os anfitriões, a ministra Tereza Cristina, o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, Andressa Jordão e o nosso embaixador na Espanha e Andorra, Orlando Leite
Embaixador Achilles Zaluar e Marcus Henrique Paranaguá
Clarice e Luiz Afonso Costa de Medeiros
Josi Cavalcanti Barros e Gisele Ventura Garcia

Mensagem de José de Paiva Netto, jornalista, radialista, escritor e presidente da LBV

POVO LIBERTO

Em 1980, assegurei que a verdadeira alforria do ser humano ou, avançando ainda mais, do Espírito Imortal do indivíduo será aquela fortalecida pela cultura do respeito mútuo, cuja riqueza consiste na multiplicidade de ideias em favor da harmonia entre todos. E reitero: não há outro caminho que não seja o da Instrução e da Educação, iluminadas pelo sentido da Espiritualidade Ecumênica, que é Amor e Justiça, Ciência e Amor, para todas as etnias. Não nos esqueçamos ainda de que a boa saúde, física e da mente, é fundamental à conquista, por exemplo, de um bom emprego. Libertar-se significa ter, acima de tudo, discernimento espiritual.

B-day

Quem conta tempo hoje é a querida e sempre de bem com a vida, Lilian Gurgulino. Comemora a data na intimidade, cercada do carinho do professor Heitor Gurgulino. Muita saúde e felicidade!

Vinho italiano, recorde em exportação

Itália bate recorde de 7,11 bilhões de euros em exportação de vinho em 2021. Este resultado marca uma alta de + 12,4%, recuperando a queda de -2,2% registrada em 2020. A Europa absorve 60% das exportações em valor, com 4,28 bilhões de euros em 2021. Esse crescimento pode não durar muito devido a Guerra na Ucrânia. A Rússia tem um peso de 149 milhões de euros em exportações, sendo o 12º mercado de destino do vinho italiano no ano passado.

Crus intensos

A UGCB (União des Grands Crus de Bordeaux) apresentou a safra 2019, que acabou de ser engarrafada. A degustação exclusiva para profissionais teve lugar no centro Paris, no Carreau du Temple. O ano de 2019 foi marcado por um verão longo e tórrido, batendo o recorde histórico com uma temperatura de 41°C no final de julho. Apesar desse clima, os tintos de 2019 são intensos e com excelente potencial de envelhecimento. Destaque para o Margaux Château Brane-Cantenac, envelhecido 100% em barricas de carvalho novas o que resulta em taninos cremosos e saborosos.

Transmissão na Romanée-Conti

Aos 83 anos, Aubert de Villaine passa as rédeas da propriedade Romanée-Conti. O icônico enólogo entrega a cogestão da famosa propriedade ao sobrinho, Bertrand de Villaine, continuando o ciclo familiar baseado na troca entre gerações. Quando Aubert de Villaine ingressou nesse templo da Borgonha, em 1965, seu vinho não era conhecido. Meio século depois, o guardião sagrado e consagrado entrega a gestão da vinícola confiante de que em breve cada uma de suas garrafas serão vendidas a 50 mil euros.

Aprendendo vinho

Você sabia que observando o vinho numa taça inclinada a 40º, sob uma superfície branca, a tonalidade e intensidade da cor dão indícios preciosos sobre a idade, o uso de madeira e o tipo de uva? Todos os vinhos branco, tinto ou rosé ficam amarronzados com a idade ou com um defeito ligado a oxidação precoce. Vinhos mais dourados são provavelmente envelhecidos em carvalho. Pinot Noir e Merlot têm cor rubi, mas o Pinot Noir tem menos pigmentação que o Merlot. Já Valpolicella, Malbec, Syrah, Pinotage ou Cabernet Sauvignon têm cor púrpura escuras intensa. É por isso que a degustação começa pelos olhos!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado