Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Urubu sobrevoa Brasília

Brasília Esporte Clube topou pagar ao Flamengo, para disputar um amistoso na tarde do oito de outubro, no velho Mané Garrincha

Gustavo Mariani

25/05/2022 16h10

Na época, cota de Cr$ 170 mil cruzeiros (moeda em vigor) era muito cara. Mesmo assim, o Brasília Esporte Clube topou pagá-la, ao Flamengo, para disputar um amistoso na tarde do oito de outubro, no velho Mané Garrincha. O time (nunca foi clube) mantido por dirigentes da Associação Comercial do DF tinha cofre pronto para socorrê-lo, caso o povão não o prestigiasse.

Rolou a pelota. O Brasília começou a pugna mais atrevido e visou a rede primeiro do que os rubro-negros – em duas oportunidades. Com o meia Moreirinha fazendo cerco a Zico, quando o Fla atacava, a defesa candanga usava a perigosa tática de adiantar-se para deixá-lo em impedimento.

Mais experiente, o Urubu (apelido flamenguista) ficou na dele, esperando uma bobeada da tática do Brasília. E não demorou muito para a sua rapaziada começar a explorar jogadas em cima do lateral-direito da casa, Fernandinho, que subia deixando espaços abertos às suas costas. Numa dessas subidas, o baixinho rubro-negro Osni o pegou completamente desguarnecido e lançou Luís Paulo, que chegou até a entrada da área candanga e chutou, forte, à saída do goleiro Déo, aos 28 minutos: Flamengo 1 x 0, placar do primeiro tempo e um castigo para quem procurava mais o ataque, embora com o centroavante Léo Fuminho preso entre os beques visitantes e não conseguindo sucesso nem trocando posição com o ponta-direita Julinho Rodrigues, para confundir o a zaga adversária.

Veio o segundo tempo e o Urubu, só sobrevoando o anfitrião, pelos ares de sua maior experiência, dominou a tática evitar impedimentos. Passou a mandar na contenda. Em um dos lances, seu lateral-esquerdo, Vanderlei Luxemburgo, marcou um belo gol por cobertura, anulado, por erro do árbitro José Mário Vinhas.

Tempinho depois, aos quatro minutos do segundo tempo, o veneno da tática do Brasília terminou por mata-lo. Zico viu Cláudio Adão em boa posição para receber lançamento, e caprichou. O zagueiro Luís Carlos Teixeira (o melhor já produzido pelo futebol candango) tentou deixar o camisa 9 do Fla em impedimento, mas, de repente, recuou e o deixou em condições legais para fechar a conta: Flamengo 2 x 0.

O Brasília trocou Léo, por Robério, jogador de armação, mas não adiantou, porque o meia Ernani Banana passou a lutar sozinho na frente. Quando nada, o Flamengo, considerando tudo resolvido, se descuidou, faltando 10 minutos para o apito final, e Julinho marcou o gol de honra do time da casa, por cobertura – muito aplaudido. O Brasília havia perdido, “honradamente”, para seu diretor Zé de Melo, comemorando o sucesso na renda: Cr$ 247 mil cruzeiros, que cobriu as despesas da partida.

O Brasília foi: Déo, Fernandinho, Jonas Foca, Luiz Carlos Calica e Geraldo Galvão; Capela (Well), Moreirinha (Jorgeney) e Ernani Banana (William); Julinho Rodrigues, Léo Fuminho (Robério Bayer) e Bira. Técnico: Airton Nogueira. O Flamengo teve: Cantarelli; Toninho Baiano, Nélson (Ramirez), Dequinha e Vanderlei; Leovegildo Júnior, Adílio e Luís Paulo; Osni, Cláudio Adão Geraldo) e Zico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado