Está cada dia mais irritante assistir aos jogos da Seleção Brasileira. Em condições normais, o empate com o Uruguai poderia ser considerado um resultado normal, mas não é disso que estamos falando. Estamos cansados de esperar que o Brasil volte a ser um time respeitado e temido pelos adversários.
Afinal, a culpa é do técnico Dorival Júnior ou dos jogadores? A culpa é de todos nós, inclusive da mídia, que costuma “endeusar” e/ou “destruir” algumas figuras, após uma boa ou uma má apresentação.
Em resumo, não temos mais craques. Queiram ou não, é preciso admitir que o único jogador fora de série que o Brasil produziu nos últimos 15 anos foi Neymar. Mas Neymar não quer mais nada com futebol. Alguém definiu esses dias que Neymar é um “jogador imaginário”- aquele que a gente pensa que ainda pode jogar, mas isso nunca acontece porque ele tem “canelas de vidro”
Então, ficamos a depender de Vini Jr, que é apenas um bom jogador, mas que alterna incrivelmente o genial com o bizarro.
Para piorar, Dorival Júnior está perdido, meio desorientado e abalado com a pressão que vem sofrendo, Ontem, contra o Uruguai, nos minutos finais, tentamos desesperadamente virar o jogo com cinco pontas no ataque: Martinelli (atuando como lateral e volante), Raphinha (sem posição), Estêvão (aberto na direita), Luiz Henrique (de meia) e Vini Jr (de falso 9).
Savinho, o outro ponta, passou mais de uma hora em campo tentando e errando todos os dribles e passes. O centroavante Igor Jesus foi outro que não jogou nada.
Aliás, até agora não consegui entender por que Dorival não chama Endrick. É preciso lembrar aqui que – nesta temporada que acabou ontem para a Seleção – o único momento de alegria e de lucidez que tivemos este ano foi quando Endrick marcou dois gols naqueles amistosos contra Inglaterra e Espanha. Depois disso, Dorival inexplicavelmente resolveu puni-lo.
Bom, agora estamos em 5º lugar nas Eliminatórias, e, por coincidência, também somos atualmente o 5º no ranking da Fifa. É ou não é um futebolzinho de “quinta”?
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]