Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Blogs e Colunas

Trazendo ferramentas de IA para a sala de aula

A incorporação de ferramentas baseadas em IA na educação pode revolucionar o processo de aprendizagem para alunos e professores

Por Philip Ferreira 07/06/2023 12h30

ChatGPT é o termo da moda em quase todas as reuniões de setores administrativos. Não é segredo que a inteligência artificial (IA) está transformando nosso mundo, e a sala de aula não ficará imune ao seu impacto. As ferramentas baseadas em IA podem potencialmente revolucionar a forma como os alunos aprendem e os professores ensinam. Como ainda está nos estágios iniciais de adoção e desenvolvimento, o verdadeiro potencial desse software ainda não foi visto.

Quanto mais ferramentas de IA forem trazidas para a sala de aula, mais benefícios e desafios para professores e alunos precisarão ser abordados.  

As ferramentas de IA na sala de aula podem fornecer aprendizado personalizado para cada aluno, algo de que precisamos desesperadamente. Os alunos aprendem em ritmos diferentes e de maneiras diferentes. A IA pode caminhos de aprendizado individuais com base em preferências e pontos fortes e fracos. Um chatbot, por exemplo, pode ajudar os jovens a estudar para um exame, fornecendo questionários personalizados com base em seu desempenho anterior.

Mas não é útil apenas para os alunos; as ferramentas com tecnologia de IA podem ajudar os professores a entender o aprendizado deles, permitindo que eles adaptem seus métodos de ensino até em tempo real. Os algoritmos de IA podem analisar os dados dos jovens e fornecer aos professores informações sobre desempenho, envolvimento e progresso.

Economize tempo avaliando o trabalho do aluno – os professores poderão avaliar as tarefas com mais rapidez e precisão. Os algoritmos de IA podem analisar o trabalho dos alunos e fornecer padrões de erros ou áreas em que eles precisem de mais ajuda. Isso pode economizar muito tempo, permitindo um feedback mais personalizado sobre as tarefas.

Além disso, as ferramentas de IA podem fornecer aos alunos feedback imediato e correções relevantes, ajudando-os a permanecer engajados no aprendizado. Isso pode ser muito útil para quem tem dificuldades no método tradicional de sala de aula.

Aprimore o envolvimento – o envolvimento é essencial para uma aprendizagem eficaz. Um dos desafios que os professores enfrentam é manter diferentes alunos envolvidos e motivados. A IA pode fornecer experiências de aprendizado interativas e imersivas adaptadas às necessidades individuais. Por exemplo, combinar tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) com IA pode criar ambientes de aprendizado imersivos que permitem que todos aprendam conceitos de maneira prática, motivando-os a aprender novos assuntos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumente o acesso a recursos educacionais – outro benefício do uso da IA ​​na sala de aula é sua capacidade de melhorar o acesso aos recursos educacionais. As ferramentas com tecnologia de IA podem fornecer aos alunos acesso a recursos e experiências educacionais que podem não estar disponíveis em sua área local. Por exemplo, alunos em áreas remotas ou desfavorecidas podem “conversar” com figuras históricas e especialistas do passado usando IA baseada no trabalho da pessoa. Imagine poder fazer perguntas a Steve Jobs sobre negócios e tecnologia ou ser ensinado sobre a Independência do Brasil pelo próprio Dom Pedro I.

Sem mencionar que as ferramentas com IA podem ajudar os alunos com deficiência não apenas a acessar recursos educacionais, mas também a interagir com o mundo de maneiras que de outra forma não conseguiriam. 

Desafios de trazer ferramentas de IA para a sala de aula:

Apesar do enorme potencial da IA ​​na educação, também existem desafios associados à introdução de ferramentas de IA na sala de aula.

Custo de IA e treinamento de professores – as ferramentas de IA podem ser caras para desenvolver e implementar, e nem todas as escolas têm orçamento para investir nessas ferramentas. Outro desafio relacionado é a necessidade de treinamento especializado. As ferramentas com tecnologia de IA exigem treinamento especializado para que os professores possam usá-las com eficácia. Muitos professores podem precisar de mais treinamento para usar essas ferramentas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de interação humana – a IA na sala de aula pode reduzir a quantidade de interação humana entre alunos e professores. Embora a IA possa fornecer experiências de aprendizado personalizadas e adaptáveis, ela não pode substituir os benefícios das interações face a face entre professores e alunos. A interação humana é importante para desenvolver habilidades sociais, inteligência emocional e empatia, todas habilidades críticas para a vida.

Plágio – com a IA ao seu alcance, é mais importante do que nunca ajudar as crianças a entender a diferença e o valor de colocar seus próprios pensamentos em seu trabalho. Há um tempo e um lugar para a IA, mas ela não pode substituir o processo de aprendizado real. Não podemos ignorar essas ferramentas incríveis que certamente farão parte da vida dos alunos, por isso enfatizar o uso responsável está se tornando parte essencial do currículo. 

O futuro do ensino é orientado para IA?

A incorporação de ferramentas baseadas em IA na educação pode revolucionar o processo de aprendizagem. Para adotar essas ferramentas, os educadores devem se familiarizar com a tecnologia e suas possíveis aplicações. Os professores devem identificar as áreas em que a IA pode melhorar o envolvimento e o desempenho dos alunos, ao mesmo tempo em que estão atentos às considerações éticas.

Com planejamento e implementação cuidadosos, a IA pode fornecer informações valiosas e experiências de aprendizado personalizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar