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Educar é ação
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Melhores práticas para o ensino de alunos à distância

Philip Ferreira

24/03/2021 16h44

Em todos o Brasil, as escolas adotaram o ensino à distância como parte de seu programa diário. Embora este não seja, é claro, um fenômeno recente, ele se recuperou de maneiras que nunca esperávamos. Muitas escolas têm   programas de aprendizagem virtual assíncronos ou “em tempo real”. Eles executam isso principalmente por meio de um software de videoconferência – salas de aula Zoom, por exemplo. Outras instituições  adotaram  aprendizagem assíncrona (não em tempo real). Isso envolveu o uso de planilhas e outros documentos para facilitar o aprendizado em casa.

De modo geral, ao planejar com essas técnicas em mente, você pode preencher de forma proativa as lacunas de aprendizado geralmente associadas ao ensino à distância e envolver efetivamente todos os alunos de sua classe. Convido você a usar as práticas recomendadas a seguir para executar um programa de ensino à distância bem-sucedido, independentemente do tamanho da classe e do tipo de programa.

Aproveite as vantagens dos smartphones

Use smartphones a seu favor – seus alunos certamente o são. Use essa tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem online em vez de vê-lo como um obstáculo. É verdade que alguns professores podem se perguntar se os smartphones podem ter um efeito benéfico no ambiente de e-learning. Mas para muitos, este pode ser o momento perfeito para experimentar uma configuração de sala de aula virtual pronta para tecnologia.

Escolha uma plataforma de comunicação que seja responsiva a dispositivos móveis e faça com que seus alunos configurem alertas em seus telefones quando você publicar uma atualização. Crie um projeto de hashtag de classe por meio do TikTok ou Instagram. Deixe os alunos saberem que não há problema em usar seus smartphones para ligar para uma reunião, se estiverem em trânsito.

Atribuir anotadores de classe

Muitos alunos têm dificuldade em seguir instruções em um stream de vídeo, achando difícil conectar, focar, identificar ideias-chave e processar informações em uma aula virtual. Mas, não se preocupe, há uma maneira de contornar isso! Deixe seus alunos mais velhos (no ensino médio ou médio) trabalharem juntos. Assim, eles se ajudam. Além disso, designe os alunos como anotadores da turma. Para isso, use os aplicativos do Google Classroom.

O aluno médio geralmente usa essas notas para complementar as gravações e transcrições ao vivo. Em última análise, essas notas são cruciais para ajudar aqueles que têm problemas de leitura, concentração, escrita e enfrentar outros desafios multitarefa.

Envolva os alunos como colaboradores

Dê aos seus alunos pensamentos iniciais e um esboço de como será a lição. Isso os guiará sobre como o aprendizado e o ensino caminham lado a lado. Superar as expectativas; permitir que os alunos dêem feedback sobre seus planos. Claro, como o ensino à distância agora é o  modus operandi ( e muitos são envolventes remotamente), deixe seus alunos co-criarem o que aprender e ensinar realmente significam.

Nunca subestime o valor de uma comunicação excelente. Isso é crucial para o aprendizado remoto. Pergunte regularmente aos alunos sobre suas necessidades. Seja flexível; abordar os interesses e preocupações dos alunos. Não se esqueça de que muitos deles são nativos digitais. Conforme você aprende, pergunte a eles sobre suas preferências. Bem-vindo a quaisquer ideias inovadoras sobre as abordagens mais recentes de aprendizagem. Isso aumentará a autodeterminação, a motivação e o arbítrio dos alunos. Em última análise, é a melhor maneira de animar seus alunos.

Experimente a aprendizagem assíncrona

Como professor, lembre-se de que nem sempre a turma inteira estará presente para assistir a uma transmissão ao vivo. Isso pode ser devido a problemas de acesso à Internet, incapacidade de se concentrar em uma aula de videoconferência ou tempo. Além disso, lembre-se de que alguns alunos podem ter problemas para processar informações que vêm na forma auditiva.

Solução: ao realizar uma aula de videoconferência ao vivo, não se esqueça de gravá-la para seus alunos acessarem e revisarem posteriormente. Basta enviar o vídeo para o Google Classroom. Como alternativa, envie o material por e-mail para seus alunos baixarem.

Torne seus recursos de aprendizagem acessíveis

Para fazer tudo certo, você não deve meramente disponibilizar recursos de vídeo para seus alunos. Em vez disso, pense em como tornar documentos e imagens digitais acessíveis a todos os alunos. Você pode criar descrições de texto curtas de vídeos e imagens que você usa durante o ensino à distância. É melhor evitar o uso de PDFs baseados em imagens e outros materiais digitais para apostilas, pois eles geralmente são inacessíveis. Em vez disso, use o Google Docs, Word ou outros formatos de fácil acesso.

Use formatos com um leitor de tela ou acesso de reconhecimento óptico de caracteres. Certifique-se de verificar a acessibilidade do leitor de tela para materiais escritos usando ferramentas como WebAIM. Considere esta uma oportunidade de ouro de aprender as várias habilidades de acessibilidade para levar sua turma à frente.

Construa uma aula de apoio social

A maioria dos professores sabe que é bastante difícil controlar o bem-estar físico e emocional dos alunos, a menos que vocês estejam juntos em uma sala de aula. Para remediar isso e acompanhar as demandas de ensino à distância, reserve um tempo dentro de sua programação de aprendizagem para desencorajar o isolamento. Promova sentimentos de pertencimento entre os alunos. Dica inteligente: inicie pequenas discussões em vídeo e incentive fóruns de discussão para os alunos mais velhos.

Você pode usar aplicativos de vídeo modernos (como Zoom) para criar salas de discussão separadas. Além disso, considere configurar check-ins virtuais individuais semanais para seus alunos (isso envolve fazer ligações curtas com cada aluno). Para fazer o aluno sentir que é parte integrante de sua classe, incentive interação e engajamento significativos. Faça-os sentir que são uma parte essencial da classe e da comunidade de ensino à distância – você colherá grandes recompensas!

Ensine sistematicamente engajamento e expectativa

Sempre tenha isso em mente: o ensino à distância é um meio de aprendizagem totalmente diferente; é único. Tanto o professor quanto o aluno precisam de tempo e apoio para se engajar efetivamente neste espaço digital. Suponha que seus alunos possuam habilidades em tecnologia de aprendizagem virtual. Isso geralmente inclui conferências virtuais e conexões de materiais digitais. Claro, as habilidades individuais variam para cada aluno. 

Como solução, tome a iniciativa de ensinar a seus alunos a melhor maneira de usar as novas mídias instrucionais – faça-o explicitamente. Compartilhe as expectativas sobre a melhor maneira de se envolver neste clima vibrante de aprendizagem. Não se esqueça de dar aos seus alunos algumas oportunidades de prática cruciais.

Os especialistas admitem que aulas eficazes de ensino à distância podem apresentar desafios formidáveis. Professores e alunos precisam de tempo para praticar e aceitar esse modo de aprendizagem. Se você estiver realizando uma sessão de videoconferência, pode ser simplesmente opressor encorajar todos os alunos a participarem. Felizmente, os professores podem usar uma grande variedade de recursos neste processo de transição crucial.

No geral, muitos professores experientes descobriram que o ensino à distância pode ser construtivamente envolvente, colaborativo e imaginativo em uma grande e divertida viagem de montanha-russa! Depende apenas de quão bem você está pronto para empregar essas ferramentas úteis. Sim, coisas interessantes podem acontecer quando uma pedagogia habilidosa fica cara a cara com a tecnologia moderna.

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