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Educar é ação
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Hábito: empilhando quatro etapas para o aprendizado centrado no aluno

Philip Ferreira

20/04/2022 8h52

Em uma sociedade em que o autoaperfeiçoamento é apresentado como um estado de ser e as pessoas tentam constantemente reinventar o que chamam de “novo eu”, a motivação é considerada a chave para o reino do sucesso. As pessoas perguntam umas às outras como podem encontrar motivação suficiente para ler a seleção mensal do clube do livro, dar um passeio em vez de ficar de cara no sofá, para finalmente enfrentar a pilha de lixo na gaveta de cima. O problema é que não importa o quão dedicado alguém possa ser, a motivação é inconstante e transitória por natureza. 

Na educação, os professores geralmente acreditam que os alunos intrinsecamente motivados obtêm muito mais benefícios do que os alunos que precisam de motivadores externos, como recompensas ou notas. Embora a percepção comum seja de que um senso interno de motivação é a chave para o sucesso, a resposta está menos na motivação e mais na construção de fortes hábitos acadêmicos. Em seu livro best-seller Atomic Habits, o autor James Clear compartilha os benefícios do “empilhamento de hábitos”, um processo que envolve alcançar o crescimento dando passos incrementais em direção a uma meta. Por exemplo, se queremos nos tornar mais fisicamente aptos, o primeiro passo pode ser dirigir até uma academia de manhã e sentar no carro do lado de fora da porta. O próximo pequeno passo, parte do “empilhamento”, pode ser entrar e andar em uma esteira por apenas cinco minutos. À medida que nossos hábitos são construídos, eles se tornam mais arraigados e alcançamos nossos objetivos não apenas temporariamente, mas de forma mais permanente. Como os professores podem ajudar os alunos a desenvolver fortes hábitos de aprendizagem, não apenas para aumentar o sucesso acadêmico a longo prazo, mas também para o benefício mais significativo de experimentar o empoderamento que vem de ser aprendizes autônomos? Abaixo estão quatro etapas para alcançar a meta de aumentar o sucesso do aluno por meio do “empilhamento de hábitos”.  

Às vezes, olhar para uma tarefa gigantesca em sua totalidade é suficiente para nos desligar completamente. Uma corrida de três milhas é muito mais intimidante do que uma caminhada de uma milha. E se quebrarmos um objetivo aparentemente intransponível em componentes menores e mais atraentes? Se dermos aos alunos uma visão geral todos os dias quando apresentamos objetivos, podemos não estar expressando nossos resultados de aprendizagem em termos amigáveis ??aos alunos. Quando cada objetivo diário é compartilhado como um meio em si mesmo, fica mais fácil quebrar uma meta de aprendizado maior em partes facilmente digeríveis. Se os alunos estiverem trabalhando em um projeto de pesquisa, o objetivo diário pode ser encontrar dois recursos em vez de todos os dez necessários para o produto final. Com uma meta de aprendizado menor, os alunos entenderão o “porquê” por trás da aula do dia e não serão intimidados por demandas maiores. Além disso,

Os alunos geralmente precisam de um ponto de entrada acessível para o aprendizado. Quando os professores introduzem conteúdo desconhecido, fazer uma ponte para um novo material com um plano voltado para o que sabemos sobre nossos alunos ajuda a aumentar o hábito benéfico de priorizar o aprendizado do aluno por meio do engajamento. Por exemplo, se muitos alunos têm um ávido interesse em ler histórias em quadrinhos, os professores podem introduzir um conceito em qualquer área de conteúdo (ou seja, problemas de palavras em matemática, um processo de ciclo de vida em ciências e assim por diante) com um meme ou desenho animado que é envolvente e relevante. Dessa forma, as informações não parecerão tão assustadoras e os alunos se sentirão mais à vontade para assumir o controle de seu aprendizado com maior eficácia. Por sua vez, eles adquirirão o hábito de acessar conteúdos desconhecidos com base no conhecimento prévio.

Experimente um Buffet de Aprendizagem

Suponha que queremos que as crianças tenham uma dieta mais nutritiva. Se colocarmos um prato de frutas em um local central, é mais provável que eles comam a fruta por causa de sua pronta disponibilidade. Os professores podem aplicar a mesma estratégia às ferramentas de aprendizagem que disponibilizamos aos alunos. Por exemplo, ter uma coleção acessível de textos atraentes em uma sala de aula aumenta a probabilidade de os alunos pegarem um livro ou revista e lerem por vontade própria, e que a leitura se torne um hábito agradável. Outras ferramentas de aprendizagem combinadas, como menus de aprendizagem, também oferecem aos alunos a capacidade de selecionar como gostariam de abordar o conteúdo em um determinado dia, consolidando o hábito de acessar novas informações sem se sentir intimidado. Além de construir hábitos fortes,

Aliviar Fricção

O sucesso acadêmico é muitas vezes sobre acesso e oportunidade. O atrito ocorre quando os alunos não têm os materiais de que precisam ou quando as distrações, como laptops, estão prontamente disponíveis. Embora aliviar o atrito removendo o maior número possível de distrações seja um movimento de gerenciamento simples, o poder de ter materiais atraentes à mão (e distrações colocadas de lado em um local de difícil acesso) aumenta a chance de os alunos se concentrarem em A aprendizagem. Se os notebooks estiverem em mesas em vez de ferramentas de tecnologia, os alunos alcançarão o que estiver mais próximo deles. À medida que os alunos se acostumam com o hábito de usar cadernos (ou qualquer outra ferramenta que os professores desejem que eles se concentrem, de manipuladores a papel milimetrado e assim por diante) e menos intimidados por tirar um tempo da tecnologia digital,

Hábitos são mais fortes que motivação. O que mais explica por que, quando temos toda a intenção de não apertar o botão soneca, fazemos isso de qualquer maneira? Nossos cérebros se movem ao longo de sulcos costumeiros e, a menos que reprogramemos esses caminhos, os hábitos se baseiam em sulcos que são muito mais poderosos do que boas intenções. Para os alunos, que enfrentam as mesmas lutas e também continuam crescendo, o desafio de superar hábitos não é uma jornada que eles possam empreender sozinhos. Com a ajuda de professores que ensinam explicitamente um forte comportamento de construção de hábitos, os alunos podem gradualmente assumir mais responsabilidades pela gestão da sua aprendizagem e tornar-se cada vez mais fortes. 

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