Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Vantagem pequena não significa apaziguamento depois, nem moderação

Ou seja, “o presidente Bush fará um governo tão conservador como prometeu”, disparou quando o entrevistador lhe perguntou

Eduardo Brito

27/10/2022 21h52

Em um grupo de WhatsApp de parlamentares nesta quinta-feira, 27, um senador amazonense usava um caso histórico para mostrar que resultado apertado não significa disposição do vencedor para buscar consenso após a posse.

Lembrava que, após uma campanha acirradíssima, o republicano George W Bush, teve muito menos votos populares que o rival Al Gore e só prevaleceu no Colégio Eleitoral por vantagem mínima, mesmo assim graças a uma decisão polêmica da Suprema Corte.

Logo após o resultado ser formalizado, perguntaram ao vice-presidente eleito Richard Cheney, cérebro do novo governo, se Bush, para unir um país tão dividido, abrandaria suas promessas ultraconservadoras. Cheney foi duro e seco: “não vejo nenhuma razão na face da terra pela qual nós não façamos exatamente o que prometemos na campanha, pois ganhamos, apesar da proximidade dos votos”.

Ou seja, “o presidente Bush fará um governo tão conservador como prometeu”, disparou quando o entrevistador lhe perguntou se, dada a manifestação das urnas, o novo governo não precisaria ir mais para o centro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado