Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Projeto sobre garis cria climão entre deputados

“O que isso significaria, que a discriminação ocorreria para garis que tentassem se registrar com o uniforme de trabalho?”, pergunta

Eduardo Brito

18/05/2023 23h52

Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Pintou um climão entre os deputados brasilienses Paulo Fernando e Érika Kokay.

Tudo por conta de um projeto de Érika que proíbe e pune discriminação contra garis. A proposta teve aprovado o regime de urgência e ninguém duvida de que se transformará em lei.

Paulo Fernando mostrou, porém, que o texto apresenta problemas práticos de redação. Ele pune quem discriminar garis “no exercício de atividades”, mas para o deputado a melhor redação seria: “em razão da sua atividade profissional”. Ele aponta dificuldades concretas.

Por exemplo, o projeto prevê sanções para hotéis que discriminarem garis. “O que isso significaria, que a discriminação ocorreria para garis que tentassem se registrar com o uniforme de trabalho?”, pergunta.

Ele acha também que há exagero nas punições. Por exemplo, caso ocorra caso de discriminação o alvará de funcionamento da empresa será cassado, ela será impedida de ter contratos com a administração pública e de quebra ficará proibida de acesso a crédito bancário.

Em outras palavras, a empresa estará condenada a quebrar. Paulo Fernando já apresentou emendas de plenário para corrigir o que ele considera distorções do texto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado