Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Marco no combate às doenças infecciosas

Lair Guerra de Macedo Rodrigues teve papel decisivo na saúde pública brasileira

Eduardo Brito

13/03/2024 22h15

Indicada ao Prêmio Nobel da Paz pela Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a biomédica piauiense Lair Guerra de Macedo Rodrigues teve papel decisivo na saúde pública brasileira.

Professora de Microbiologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e na Universidade de Brasília (UnB), foi uma das mais importantes figuras no combate à disseminação de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS, no Brasil, entre as décadas de 80 e 90.

Após uma pós-graduação em Harvard, ela dirigiu o Programa de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde e foi nomeada para coordenar o Programa Brasileiro de Controle de DST/AIDS, referência mundial.

As ações do Programa contribuíram para esclarecer a população acerca dos métodos de prevenção e controle do HIV, além de reforçar a importância da fiscalização dos bancos de sangue e para garantir aos portadores do vírus acesso a tratamento digno. Lair faleceu em Brasília nesta quarta-feira, 13, aos 80 anos.

Deixa cinco filhos, 11 netos e um bisneto, além de um enorme legado que une Ciência e Humanismo, de valor incalculável para a sociedade brasileira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado