Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Major admite que efetivo era pouco no dia 8 de janeiro

Ele alegou ainda que foi informado verbalmente que estava escalado para atuar na operação policial apenas na noite da véspera do dia 8

Eduardo Brito

03/08/2023 20h02

O efetivo policial disponível para conter os manifestantes de 8 de janeiro foi insuficiente, admitiu o major da PM Flávio Silvestre de Alencar à Comissão Parlamentar de Inquérito dos atos antidemocráticos na Câmara Legislativa. Responsável por distribuir o efetivo policial nas manifestações, o major foi preso durante a operação “Lesa Pátria” sob suspeita de ter facilitado a entrada de manifestantes nas sedes dos três poderes em Brasília.

“O efetivo era muito pequeno. O total de policiamento que eu recebi era de 311 policiais militares”. Alencar explicou ainda que os agentes disponíveis foram chegando ao longo do dia, mas aos poucos.

“Na parte da manhã, recebi em torno de 100 PMs. Depois chegou mais um efetivo de 178 agentes e, por volta das 15h, mais um grupo de 70 policiais aproximadamente”, explicou.

Ele alegou ainda que foi informado verbalmente que estava escalado para atuar na operação policial apenas na noite da véspera do dia 8.

Na origem da prisão do major estava uma mensagem enviada por ele a um grupo de WhatsApp de policiais militares em que afirma: “na primeira manifestação, é só deixar invadir o Congresso, kkk”. Alencar admitiu a autoria, mas disse que era apenas uma “brincadeira infeliz em um grupo de amigos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado