Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Espaço especial para vítimas de violência

Lei proposta pela distrital Dayse Amarilio estabelece a criação de um local reservado nas unidades de saúde do Distrito Federal para atendimento às vítimas

Eduardo Brito

11/03/2024 21h48

Crédito: Isis Dantas

Mulheres vítimas de violência terão um local especial para atendimento nas unidades de saúde do Distrito Federal. Promulgada pela Câmara Legislativa, lei proposta pela distrital Dayse Amarilio estabelece a criação de um local reservado nas unidades de saúde do Distrito Federal para atendimento às vítimas de violência doméstica.

Para a parlamentar que, é enfermeira obstetra há 23 anos e conhece de perto a realidade dos atendimentos às vítimas na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, além das inúmeras violências a que as mulheres são submetidas, e acabam culminando em morte, as vítimas de violência doméstica são revitimizadas constantemente.

“Um exemplo é quando procuram atendimento, elas precisam enfrentar a fila normal, sem prioridade, e acabam sendo constrangidas por estar no mesmo local que os demais pacientes”, diz. “O constrangimento é tamanho que por vezes essa vítima não vai até às unidades, piorando ainda mais sua saúde física e mental”, completa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado