Siga o Jornal de Brasília

Do Alto da Torre

Do Alto da Torre

A consolidação dos blocos parlamentares na CLDF deve atingir o experiente Agaciel Maia, que perde força, num primeiro momento, na Comissão de Orçamento

Publicado

em

Convites enviados

A mudança na destinação do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) deve começar a ser debatida hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo local. Foram convidados representantes de instituições públicas e privadas para se posicionarem sobre o assunto, inclusive do Buriti.

Presença esperada

A expectativa em torno da presença ou não de representantes do GDF ainda é grande, já que, diferentemente das outras comissões, a CCJ deve manter uma linha mais dura ao projeto. Parlamentares do órgão devem buscar expor o descontentamento crescente com o poder do outro lado da rua nas futuras reuniões.

Posicionamento da CEB I

Em referência às notas “Terras de Midas I, II e III”, publicadas por esta coluna na sexta (6), a CEB informou que a destinação dos dois terrenos da companhia, que estão estimados em centenas de milhões de reais, serão tratados com “total transparência”. A possível alienação do terreno do Noroeste, diz a empresa, procura “injetar recursos no caixa” e será feita por meio de leilão, “com ampla publicidade ao mercado imobiliário”.

Posicionamento da CEB II

Segundo a companhia, “os estudos para a alienação do controle acionário da CEB Distribuição tratam exclusivamente de ativos de distribuição de energia”. Com relação ao terreno do SIA, a companhia garantiu que “não há planos de venda, até porque, conforme a LUOS, o terreno encontra-se situado em área de uso restrito, não havendo interesse comercial em sua alienação”.

Ferida exposta

A consolidação dos blocos parlamentares no Legislativo local deve atingir o experiente Agaciel Maia (foto) que perde força, num primeiro momento, na Comissão de Orçamento. José Gomes e Eduardo Pedrosa estão no Centrão e atuarão conforme os interesses do bloco. A relação com a distrital Júlia Lucy não é das melhores. O clima gera uma insegurança para um governo que pretende realocar recursos da Lei Orçamentária Anual(LOA) para investimentos.

Pretensões futuras

De olho nas eleições de 2022, o PTB, comandado pela distrital Jaqueline Silva, realiza no próximo sábado (14), um ato de filiação. Há uma mobilização, porém, para se montar uma nominata que deve embasar 2022. A presença já foi confirmada por caciques do partido, como Sandra Faraj e Washington Mesquitam.

Quadrilátero produtor

Por abrigar a capital do país, o Distrito Federal se confunde com Brasília. A complexidade do território não é pequena e contempla 31 regiões administrativas, uma área rural maior que a urbana e o terceiro maior índice de produtividade do Brasil. Várias informações sobre o uso do solo na capital estarão descritos nos mapas fornecidos pelo Atlas Escolar, Geográfico, Histórico e Cultural do DF que será lançado na próxima segunda (16), na UnB.

Dos “USA “…

Depois de denúncia apresentada pelo Fantástico, o deputado Luiz Miranda (DEM-DF) foi trabalhar na Câmara como se nada estivesse acontecendo. Nos corredores, se comentavam as suspeitas, mas parece que o deputado não deu bola. Hoje, no entanto, a rotina esquenta e a bancada do DF deve tentar se distanciar dos problemas de um de seus integrantes.


Você pode gostar
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *