Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Cláudio Abrantes é só alegria

Parlamentar do DF comemora a licença ambiental para a pavimentação da DF-131 em Planaltina

Redação Jornal de Brasília

17/02/2021 6h20

Claudio Abrantes. Foto: CLDF


Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT/foto) comemora a licença ambiental para a pavimentação da DF-131, concedida pelo Ibram na última semana A pista atende à comunidade do Núcleo Rural Monjolo, em Planaltina.

Barreira – De acordo com Abrantes, que trabalha há anos pelas benfeitorias nessa pista, desde 2015 vinham sendo realizadas várias reuniões e debates para tratar do tema. “A ausência dessa licença ambiental era uma barreira que, felizmente, agora não existe mais”, frisou.

Menos poluição – A Licença Ambiental Simplificada elaborada pelo Ibram classifica a obra como sendo de baixo potencial poluidor. Também delimita a o trecho da obra de pavimentação da DF-131, que vai da DF-128 à DF-205, perfazendo 6,3 km.

Rejeição

Diante da expectativa de vir a ser definida na próxima semana a composição das comissões técnicas da Câmara, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) voltou a falar, nas redes sociais sobre a rejeição da colega Bia Kicis (PSL-DF) para ocupar a presidência da CCJ.

Ringue – Segundo Erika, “não pode presidir a CCJ alguém que faz política como se estivesse num ringue, desferindo socos na verdade e nos que discordam dela. alguém que busca nocautear as instituições, a democracia, a justiça e a cidadania”. Bia, por sua vez, tem evitado se manifestar e atua na busca por apoios para consolidar seu nome no cargo.

No local

O deputado distrital Agaciel Maia (PL-DF) foi acolhido em pedido feito ao Governo do Distrito Federal, no início do mês, para que os funcionários do Hospital da Criança recebessem a vacina da covid lá mesmo e não em outros postos, como tinha sido inicialmente definido.

Atenção – Agaciel tem sido responsável pela aquisição de vários equipamentos para o hospital, por meio de emendas parlamentares de sua autoria. “Essas pessoas cuidam de crianças com a saúde frágil e também precisam de atenção especial. Não vejo necessidade de terem de procurar outra unidade de saúde para vacinar”, disse o parlamentar.

Plano de saúde

O Sinpro-DF quer explicações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF) sobre o funcionamento do GDF Saúde e outras questões relacionadas ao plano de saúde apresentadas pela categoria. As reclamações são de falta de clareza nas informações disponibilizadas pela entidade.

Esclarecimentos – Representantes do sindicato já se reuniram com a direção do instituto, mas aguardam mais informações. Dentre estas, sobre portabilidade para quem já tem plano de saúde e quer mudar e sobre a indicação dos conselheiros que representam os trabalhadores na diretoria.

Inscrições

Vai até 16 de março o período de inscrições para o Programa Habilitação Social, do Detran DF. Segundo informações do órgão, os interessados devem se inscrever, exclusivamente, por meio do portal de serviços.

Modalidades – Serão oferecidas 5 mil vagas para todo o DF, sendo 3 mil na modalidade estudante e 2 mil na modalidade cidadão. O programa ainda reserva 20% das vagas para beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Reservas – Outros 20% das vagas estão reservadas para os assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os 60% restantes serão destinados ao chamado Projeto Formação Profissional, oferecido pelo Detran.

No Congresso

Apesar de estar fora da política, o ex-governador e ex-parlamentar do DF Rogério Rosso tem participado de muitos encontros com deputados e senadores durante as discussões sobre vacinas e as matérias em tramitação no Congresso relacionadas à pandemia.

Projetos – Isto porque, como é diretor de negócios internacionais da União Química desde 2019, Rosso tem ido constantemente a gabinetes de ex-colegas da Câmara para conversar sobre os projetos, sobretudo o de Ricardo Barros (PP/PR), atual líder do Centrão.

Lista tríplice

Está sendo muito aguardada, no meio jurídico, a sessão a ser marcada pelo STJ logo após o carnaval para definir a lista tríplice que disputará uma vaga na Corte, em substituição ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho, aposentado em dezembro.

Garantista – Um dos nomes mais cotados é do desembargador federal Ney Bello, do TRF1, sediado em Brasília. Bello, que é bem quisto pelos pares, é considerado um magistrado estudioso e de perfil garantista. Há tempos seu nome vem sendo lembrado para a vaga.

Celeiro – Caso seja o escolhido, o TRF1 chamará a atenção como celeiro de desembargadores que subiram para os tribunais superiores nos últimos anos. O último deles foi Kassio Nunes Marques, empossado no ano passado no STF.

Segundas e sextas

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) tem comentado nos corredores do Congresso que torce para que o Senado volte a realizar sessões não deliberativas nas segundas e sextas-feiras o quanto antes.

Homenagens – Tais sessões, que desde o início da pandemia foram cortadas, costumam ser marcadas por discursos dos parlamentares e homenagens feitas por eles a aliados. Adepto desses espaços, Izalci tem dito que os considera importantes para o trabalho dos parlamentares.

Na Fercal

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) se reuniu com o administrador da Fercal, Fernando Madeira, recentemente, para tratar de demandas da população e projetos que ajudem a melhorar a qualidade de vida do local.

Emendas – De acordo com Negreiros, dentre as melhorias feitas na área a partir da destinação de emendas parlamentares estão a aquisição de materiais e insumos para a revitalização da cidade, a construção e revitalização de calçadas e avanços na iluminação pública.

Bancários

O Sindicato dos Bancários de Brasília lançou, sexta-feira (12), o projeto Hortas Comunitárias, destinado a ocupar com plantas espaços livres da cidade. O primeiro plantio ocorreu na área externa da sede da entidade, na 313/14 Sul.

Desagravo – O ato também foi um desagravo aos mais de 50 motoristas e motociclistas multados pela PMDF durante uma carreata realizada em janeiro, em defesa da vacinação da população.

Sementes – “Enquanto o governo e a PM reprimem e tentam intimidar as pessoas que cobram a imunização imediata nós estamos aqui semeando flores e alimentos”, disse o presidente da entidade, Kleytton Morais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado