Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Ajustes nas chapas de Leila, Reguffe e Izalci

O acerto entre os três senadores, porém, está mais adiantado. A decisão sairá antes da convenção do União Brasil

Eduardo Brito

29/07/2022 5h00

Apesar de figurar nas últimas pesquisas como segundo colocado na corrida para o Buriti, o senador José Antonio Reguffe admite que ainda há ajustes a fazer na sua chapa. E, mais, que pode tanto disputar o cargo de governador como o de senador, permanecendo no mandato. Reguffe tem conversado com os também senadores Leila Barros, do PDT, e Izalci Lucas, do PSDB, reforçando chances de que possam caminhar juntos. Poderia, por exemplo, dar Leila para o Buriti e Reguffe para o Senado. Reguffe encontrou-se também com o ex-senador Paulo Octávio, do PSD, que igualmente articula a formação de uma chapa. O acerto entre os três senadores, porém, está mais adiantado. A decisão sairá antes da convenção do União Brasil, marcada para o dia 3 de agosto, quarta-feira. Houve uma reunião na noite de quinta, 28, e outra nesta sexta, para desenhar essa nova chapa.

Deputado, não

Reguffe sabe muito bem que seu partido, o enricado União Brasil, gostaria mesmo é que ele fosse candidato a deputado federal. Claro, quem garante quociente eleitoral e o polpudo fundo partidário é a representação na Câmara dos Deputados. Mas Reguffe reiterou: candidato a deputado ele não será.

Mais um partido no bloco de Ibaneis

Sempre ao lado da sua vice Celina Leão, o governador Ibaneis Rocha recebeu nesta quinta-feira, 28, o apoio de mais um partido na chapa da reeleição. Entre um encontro com empresários e uma visita a Vicente Pires, compareceu ao evento em que o Solidariedade garantiu apoio à candidatura. Ibaneis disse que o SD é um partido bem constituído e que vitaminará a sua frente em especial pela força que tem no Entorno. Será, avaliou o governador, “uma parceria que ajudará a eleger nossa chapa”. Ibaneis assegurou que a convenção organizada pela frente no dia 31, domingo, já terá o SD no palanque, ao lado de MDB, PP, PL e Patriota. O presidente do Solidariedade, o deputado goiano Lucas Vergílio, reforçou a ideia, destacando que seu partido tem impactado fortemente Goiás e, mais especificamente, a região do Entorno.

Alternativa à esquerda

Com uma proposta de estatização dos principais setores econômicos, a começar pelo transporte e construção civil, que seriam colocados sob o comando de conselhos eleitos pelos trabalhadores, o PSTU lançará em convenção, neste sábado, 30, a candidatura de Robson Raimundo da Silva, professor da rede pública de ensino, para o Buriti, tendo como vice-governador Eduardo Zanata, assessor político da CSP-Conlutas. Para o Senado o nome é de Elcimara Souza, ex-professora da rede pública e hoje técnica judiciária, licenciada, do Tribunal de Justiça. Todos eles já foram candidatos em 2018. Haverá também nomes para deputado federal e distrital. A convenção será no Jardim de Infância 21 de abril, na Asa Sul.

Onde está a diferença

O PSTU avisa que se diferencia de Keka Bagno, candidata do PSOL, e Leandro Grass, do PV-PT-PCdoB, porque julga que eles apostam em frente ampla com os grandes empresários e os trabalhadores para promover pequenas reformas sociais. “Não acreditamos que seja possível mudar a situação do DF e do País em aliança com os grandes empresários”, explica Zanata, o candidato a vice, “pois pelo contrário é preciso enfrentá-los e expropriar a riqueza que eles acumularam com a exploração dos trabalhadores, de modo a promover mudança radical da ordem socioeconômica, com um governo apoiado pelas organizações dos trabalhadores e conselhos populares que decidam democraticamente todos os rumos do orçamento e dos serviços públicos”.

Na linha sucessória

Fred Linhares, candidato a deputado federal, surpreendeu colegas do partido e da política local com seu desempenho anotado nas pesquisas. Após dois meses de pré-campanha, Fred figura entre os primeiros para o cargo de deputado federal. Ele é filho e sucessor do jornalista, radialista e deputado distrital Sílvio Linhares, muito conhecido no Distrito Federal. Apresentador da TV Record, licenciado para a campanha, Fred concorre pelo Republicanos. O quadro mostra que, se fosse hoje, o pré-candidato ocuparia uma das vagas para federal, o que pode ser visto no site Metrópoles/Ideia, em pesquisa espontânea registrada no TSE.

Convite de Paulo Octávio

Convidada pelo ex-senador Paulo Octávio, a palestrante Dai Nasteoli disputará pelo PSD uma vaga de distrital. “Minha experiência é no empreendedorismo e na tecnologia e essas serão minhas prioridades”, informa Dai. Ela cita que hoje há no País 500 mil empregos em tecnologia que não podem ser ocupados por que não há mão-de-obra capacitada. “Precisamos investir na infraestrutura e na inclusão digital para fazer diferença na vida das pessoas”, explica.

Lembrança de Darcy

Como parte das comemorações pelo 60º aniversário da Universidade de Brasília ocorre por lá a pré-venda do livro CIEM: uma escola para a Vida durante a 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. SBPC, que vai até 30 de junho no campus da UnB. O livro focaliza o Centro Integrado de Ensino Médio, um laboratório pedagógico da Faculdade de Educação. Na década de 1960, o CIEM testava técnicas pedagógicas que só agora sendo disseminadas para as escolas públicas de todo o Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Essa escola de educação integral em tempo integral estimulava os alunos a desenvolverem suas competências socioemocionais, como propõe agora essa base. O autor do livro é o jornalista e editor Antonio de Pádua Gurgel, ex-aluno da escola que já publicou cerca de 60 livros por meio de sua editora. Duas outras publicações do mesmo autor que focalizam aspectos dos 60 anos da UnB também serão vendidas durante a SBPC. A rebelião dos estudantes é uma reconstituição histórica dos fatos mais importantes do movimento estudantil em 1968, resgatando a brava luta dos estudantes por melhorias na educação e pela redemocratização do Brasil, bem como a sangrenta repressão sofrida pela UnB naquele ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado