Menu
Conta Giros
Conta Giros

Saiba o que muda em 2020 na Stock Car!

Se você ainda não conhece a fundo a competição, eu trouxe um resumo das principais mudanças dessa temporada para te ajudar!

Aurélio Araújo

28/07/2020 15h25

Atualizada 29/07/2020 9h08

Rubens Barrichello liderando a corrida 2 da etapa de Goiânia. Foto: Duda Bairros/Vicar (Flickr Stockcar).

A Stock Car retornou no último final de semana no tradicional autódromo de Goiânia e chegou cheia de novidades. A primeira delas são as arquibancadas vazias devido à pandemia da COVID-19. Mas essa não podia ser diferente diante da atual realidade. A segunda mudança, e a mais importante, é a chegada da Toyota, que mostrou a que veio com seus Corollas dando muito trabalho aos Cruzers da Chevrolet. 

Formac?a?o de grid para a 1ª corrida da 1ª etapa de 2020 da Stock Car em Goia?nia. Foto: Lui?s Franc?a/Vicar (Flickr Stockcar).

É importante lembrar ao leitor, que os modelos têm a cara dos carros de rua, mas toda a estrutura deles é preparada para a competição (motor, suspensão, câmbio, freios, etc). 

Deixo aqui uma citação especial ao piloto Rubens Barrichello, o nosso Rubinho, que com estratégia e uma pilotagem ousada, pela quinta vez, venceu no circuito goiano e, aos 48 anos, ainda esbanja muita competitividade na principal categoria do automobilismo nacional  e lidera a competição com 38 pontos. O feito mereceu até um post no perfil oficial da Fórmula 1 no Instagram.

Post no perfil oficial da Fórmula 1 no Instagram sobre a vitória de Rubens Barrichello na última etapa da Stock Car Brasil. Fonte: @f1 (Instagram).

Lucas Foresti, nosso piloto de Brasília, terminou a primeira corrida em décimo quinto, mas não conseguiu terminar a segunda etapa com problema no motor.

Se você ainda não conhece muito bem a Stock Car, eu visitei o site da categoria e trouxe um resumo das principais mudanças para essa temporada para te ajudar!

Toyota X Chevrolet

A chegada da Toyota traz mais competitividade e pode atrair ainda uma terceira marca para o grid em 2021. E ela chegou com pé direito, vencendo as duas corridas da primeira etapa em Goiânia. A primeira com Ricardo Zonta e outra com Rubens Barrichello (os pilotos mais experientes vão dar muito trabalho para a nova geração!).

Rubens Barrichello e Ricardo Zonta, os vencedores das duas corridas da 1ª etapa da Stock Car 2020 em Goia?nia. Ambos pilotaram um Toyota. Foto: Duda Bairros/Vicar (Flickr Stockcar).

Motor

Uma unidade V8 foi desenvolvida nos EUA, com as especificações da Stock Car. Ela equipa os carros Toyota Corolla. Por questão de custos e competitividade, todos os motores terão sua manutenção realizada exclusivamente por uma empresa selecionada pela categoria.

Fan Push

Sucesso desde sua criação, este dispositivo continuará a ser utilizado em 2020. Para você que não conhece, o Fan Push é um recurso que beneficia os pilotos mais votados pelo público. A eleição acontece por meio de login social no site da Stock Car.  Cada usuário pode votar em até três pilotos.

Os pilotos eleitos ganham o direito de utilizar o botão de ganho de potência na pista. Ou seja, o público pode interferir no resultado final da corrida! 

Velocidade dos carros

Os primeiros testes de pista mostram que a velocidade atual dos carros será mantida. São 252 km/h de velocidade máxima e cerca de 160 km/h de velocidade média

Segurança dos carros

Toda a estrutura de segurança (popularmente conhecida como santantonio) foi mantida.

Pneus que serão utilizados em 2020

Serão empregados os compostos DH da Pirelli, que oferecem maior durabilidade, gerando custos menores para as equipes.

Então…

…agora que você entendeu melhor o que essa temporada traz de novidade, anota aí: a próxima etapa está prevista entre 21 e 23 de agosto no autódromo de Interlagos (SP), com a já famosa “Corrida do Milhão” (que o Rubinho já ganhou duas vezes).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado