Menu
Conta Giros
Conta Giros

Lucas Foresti é Brasília na Stock Car!

Lucas é piloto do carro número 12 e o primeiro brasiliense a ganhar uma etapa da categoria. Foi com ele que bati um papo em uma manhã cheia de solidariedade.

Aurélio Araújo

30/06/2020 17h57

Atualizada 02/07/2020 9h39

Piloto Lucas Foresti.

No texto que fiz em homenagem aos 60 anos de Brasília, contei um pouco da história da tradição do automobilismo na nossa cidade e listei alguns do pilotos que nos representaram nos grandes prêmios de Fórmula 1. Mas a Fórmula 1 não é único lugar onde os pilotos da nossa capital brilham. Atualmente, na Stock Car,  contamos com o Lucas Foresti guiando o volante do carro número 12. Lucas é o primeiro brasiliense a ganhar uma etapa da categoria e foi com ele que bati um papo em uma manhã cheia de solidariedade.

O convite veio do Grupo Eurobike, patrocinador oficial do piloto. Após uma ação de arrecadação de alimentos, Lucas sugeriu doar os alimentos no Vale do amanhecer, em uma comunidade carente. Embarcamos os alimentos e seguimos rumo à Planaltina. Fui no carro do Lucas, que estava junto com a esposa Luiza. Lucas vai ser papai e, assim como eu, de primeira viagem. Falamos sobre os desafios da paternidade em tempos de COVID-19 e sobre suas primeiras lembranças de um carro.

Ele citou um Mp Lafer dourado que era de sua mãe. Lembra com carinho do carro e diz que o carro não deveria ter sido vendido. É o tipo de arrependimento que muitos de nós temos por nossos pais terem vendido carros que, na época, tínhamos apreço. Mas, apesar das primeiras lembranças com os carros, suas primeiras experiências como piloto foram em cima de duas rodas (aos quatro anos de idade) em circuitos de motocross. Infelizmente, ele sofreu um acidente no qual fraturou duas costelas, a clavícula e o ombro e foi proibido de subir em uma moto. Migrou para o kart, utilizando um monoposto que era do seu tio Constantino Júnior, piloto da Porsche GT3 Cup. 

Lucas passou por diversas categorias antes de chegar na Stock Car. Dentre elas, a Fórmula 3 inglesa e WSR 3.5 (World Series Formula) da Renault, que tinha sua sede na tradicional cidade de Le Mans (a categoria foi descontinuada em 2015). Ao retornar ao Brasil, recebeu um convite para correr na Stock Car. O ano era 2013 e a etapa era a de Brasília, desde então está na categoria mais importante do automobilismo brasileiro.

Lucas Foresti (esq.), piloto da Stock Car e Aurélio Araújo (dir.), colunista do Jornal de Brasília. Foto: Divulgação.

Ao longo do nosso papo percebi que o piloto da Voguel MotorSports compartilha da minha frustração com nosso autódromo: “Brasília precisa de um autódromo… e precisa rápido”! Terra de tantos talentos, a falta de espaço para o esporte a motor é sentida. Lucas não pode correr em casa. O mais próximo que temos atualmente é a etapa de Goiânia. Mas eu torço para que o pequeno Lorenzo, seu filho que nascerá em breve, possa assistir a uma de suas corridas em nossa cidade!

Lucas Foresti entrega mais de três tolenadas de alimentos no Vale do Amanhecer. Foto: Divulgação.

Ao chegarmos ao Vale do Amanhecer, pausamos nossa conversa para o momento mais importante daquele percurso. A entrega de mais de duas toneladas de alimentos para a comunidade. Lucas colocou a mão na massa. Segundo ele, sua família tem um histórico de engajamento em causas sociais. “Fazer o bem volta”. 

Com certeza, Lucas, volta mesmo! 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado