Menu
Conta Giros
Conta Giros

Globo dá adeus para a Fórmula 1, Band assume protagonismo e TV Cultura transmite Fórmula E

Fique por dentro das principais mudanças na transmissão das principais categorias do automobilismo.

Aurélio Araújo

09/03/2021 12h14

Piloto inglês Lewis Hamilton celebra a vitória no Grande Prêmio de Portugal no Autodromo Internacional do Algarve, 2020 em Portimão. Foto: JORGE GUERRERO / POOL / AFP.

Os fãs do esporte a motor se depararam com mudanças drásticas na programação das principais categorias do automobilismo em 2021.

Depois de 40 anos, a Fórmula 1 será em 2021 transmitida pela Bandeirantes. A última vez que vimos algo assim foi em 1980 sob a voz de Galvão Bueno. Nelson Piquet, inclusive, saudou o retorno dos Grand Prix para a emissora paulista, lembrando sua primeira vitória na categoria em Long Beach EUA.

Nelson Piquet comera sua primeira vitória na Fórmula 1 ao lado de Emerson Fittipaldi no Grande Prêmio de Long Beach (EUA), 1980.

“Nelson Piquet se aproximando da vitória consagradora. E aí está, a bandeirada para Nelson Piquet e o Brasil ganhando. Depois de cinco anos, o Brasil ganha na Fórmula 1. Em 1975, em Silverstone, foi a última. Nelson Piquet, Brasil, 1980, 30 de março. Rede Bandeirantes traz para você a vitória do Brasil”. Transcrição da narração de Galvão Bueno.

A saída da Globo é um sinal dos novos tempos. A transmissão estava cada vez mais curta, sem pódios, com excesso de mensagens de patrocinadores, sem treinos livres e tomadas de tempo. O fato é que nos últimos anos a corrida estava cada vez mais “curta” na programação e, com isso, perdendo seu espaço e relevância, mesmo trazendo muitos dividendos. E a Liberty, dona dos direitos de transmissão, não estava nada feliz com isso. 

Segundo informações do UOL, o Brasil é o segundo maior mercado de alcance de público da categoria e isso faz toda diferença (no alcance de público e faturamento). O Brasil é muito relevante para a Fórmula 1, mas a Globo não quis mais dançar a dança. Além disso, um desacordo sobre o serviço de streaming F1 TV Pro, que a Globo nunca aceitou, piorou o cenário. Eu particularmente, sempre quis assistir as corridas completas via F1 TV Pro com os narradores oficiais da competição, vários países no mundo tem o serviço e por aqui a Globo embarreirava. 

A Band aproveitou os desacordos entre a Rede Globo e a Liberty e partiu para um contrato até 2022,  que acredito a recolocar no centro das transmissões esportivas no Brasil, como foi na época do saudoso Luciano do Valle. O interessante é que a era de Luciano na Band, foi logo após a migração da Fórmula 1 para a Globo e ele acabou ficando conhecido, entre outros, por popularizar a Fórmula Indy por aqui.

Reginaldo Leme assina com a Band para as transmissões de Fórmula 1.

O time da Band é de peso e contará com Reginaldo Leme, Mariana Becker, entre outros nomes conhecidos do esporte. Além disso, a Band vai transmitir a Fórmula 2 e Fórmula 3 e a nossa Stock Car. A emissora aproveitou a oportunidade  e decidiu fazer barba, cabelo e bigode!

A Fórmula E será transmitida pela TV Cultura em 2021.

Mas as novidades para 2021 não param por aí, a TV Cultura, e confesso que por essa eu não esperava, vai transmitir os Grandes Prêmios de Fórmula E. Em sua sétima temporada, a categoria vem ganhando espaço e é a casa dos brasileiros Lucas di Grassi (Audi), e Sérgio Sette Câmara (Penske). Mais uma opção para quem curte automobilismo e em TV aberta!

Então é isso, escolha a sua categoria favorita e divirta-se!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado