Menu
Concursando Direito
Concursando Direito

A prova objetiva já foi

Aquela dúvida cruel de quando começar a se preparar para a próxima fase do concurso é respondida aqui.

Werner Rech

09/08/2021 16h02

Dúvida

Você também deve passar por isso. Quando saía do local de prova e falava “a prova objetiva já foi” vinha imediatamente a grande dúvida: devo estudar ou não para a etapa discursiva?

As etapas

A gente pode verificar que nos concursos públicos jurídicos, principalmente nas carreiras de membro, normalmente temos 4 etapas. Objetiva, discursiva, oral e títulos. Dessas, apenas as 3 primeiras é que podem ser exponencialmente melhoradas num curto espaço de tempo, em comparação com a última.

Dividir para conquistar não funciona

Por isso, eu não indico se preocupar com a prova de títulos. Significa dizer que não deve ser a sua prioridade. Pois melhorar a sua nota nessa etapa exige uma divisão de energia e foco que acaba prejudicando o desempenho nas outras etapas.

Essa divisão de energia, muitas vezes, acontece também entre a primeira – objetiva – e a segunda – discursiva – etapa. Contudo, aqui, isso acontece entre um concurso público e outro.

Devo ou não devo

Quando a etapa objetiva de um concurso acaba vem a dúvida. Devo me preparar para a segunda etapa desse mesmo concurso ou vou com tudo para a o próximo concurso?

Por isso, muitas vezes entendo a sua agonia em percorrer os perfis dos cursinhos e professores nas redes sociais para ver o que está acontecendo, bem como recorrer à alguns sites que consolidam as notas de diversos candidatos.

No entanto, é sempre bom lembrar que tudo isso é extraoficial. Embora, muitas vezes essas fontes estão alinhadas com as bancas e o percentual de erro é baixo, sempre existem exceções e distorções por serem fontes autodeclaradas (quem não conhece um concurseiro que estica suas notas, levanta a mão!).

Uma coisa de cada vez

O que eu posso dizer para você é: nós não chegamos aqui por acaso. Anos de evolução do ser humano apontam que nós, naturalmente, cuidamos dos problemas mais urgentes e afetos à nossa sobrevivência.

Por isso, pense sempre numa coisa de cada vez. Se você está batendo na trave nas provas objetivas, significa que em breve terá oportunidade de fazer provas discursivas. Contudo, ainda precisa melhorar nas objetivas.

Então, já é hora de começar a entender as provas discursivas. Dedique uma parte muito pequena do seu tempo para treinar.

Isso não impede que você já coloque em prática algumas dicas para melhorar a sua escrita. Essas dicas você pode encontrar no vídeo abaixo.

Contudo, não deve ser a sua prioridade, pois você precisa ainda passar na fase objetiva. Uma coisa de cada vez jovem gafanhoto.

O cenário é completamente diferente quando a prova objetiva já não é um grande mistério e você tem mais aprovação na primeira fase do que reprovações nos últimos 5 concursos. Aí é hora de começar a colocar mais energia nos estudos para a segunda fase.

Não perca de vista que haverá um momento em que você colocará energia em provas objetivas, discursivas e orais. Na vida a gente só vai adicionando mais complexidade e nos concursos não é diferente.

Vai dar certo

Eu sei que você pode estar pensando que não dará conta, mas posso afirmar que com o tempo a sua capacidade de estudo vai melhorando assim como a sua disciplina. No entanto, isso só acontece para quem não desiste da luta.

Depois de ler tudo isso, está na hora de fazer a sua luta. Os concursos públicos não param de pipocar! Bora para os estudos e assombrar o examinador com o seu conhecimento!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado