Menu
Concursando Direito
Concursando Direito

A melhor reforma administrativa já vista Nada é tão ruim que não possa piorar

Dependendo do ponto de vista essa pode ser a melhor reforma administrativa já vista. Principalmente se for do pontos de vista das elites dos Poderes (deputados, governadores, presidente, etc). Exatamente aqueles que não se submetem aos concursos

Werner Rech

07/09/2020 21h29

reforma administrativa

reforma administrativa

Os instrumentos trazidos para dar “eficiência” ao serviço público vão transformar as repartições em grandes espaços de poder político de ocasião. Pois, a prática de gestão por meio de terra arrasada será a regra. Essa prática faz com que a cada ciclo de poder a maioria ou todos os funcionários sejam demitidos e novos colocados nos seus lugares. Isso vai custar muito aos cofres públicos. Seja pelo valor das rescisões, seja pela curva de aprendizado que gera desperdício de dinheiro aos cofres públicos

O mais interessante da reforma administrativa é achar que vai melhorar a qualidade do serviço público. Hoje os servidores atuam de acordo com a lei. Nos moldes da reforma proposta terão que trabalhar de acordo com o interesse dos “chefes”.

A eficiência no serviço público não vem apenas com a possibilidade de demissão. É bom lembrar que não são os servidores públicos que geram o grande rombo nas contas públicas, mas sim a quantidade de dinheiro público que é desviado por uma cúpula que pretende ter o controle total sobre o serviço público.

O motivo do modelo francês ou espanhol de ingresso no serviço público brasileiro não funcionar é a falta de controle sobre os agentes políticos no nosso sistema jurídico. Talvez a grande reforma que deva ser feita é a política.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado