Menu
Esplanada
Esplanada

Justiça eleitoral já está de olho em campanhas antecipadas

Leandro Mazzini

04/04/2024 13h31

charge por @izanio_charges

A seis meses das eleições municipais, o Pardal – aplicativo para realização de denúncias sobre supostas irregularidades durante as campanhas eleitorais – já começou a receber relatos pontuais de possíveis casos de propaganda eleitoral antecipada. Durante a pré-campanha, período que vai até 16 de agosto – quando tem início oficialmente a propaganda eleitoral -, os pré-candidatos a prefeito e vereador não podem fazer publicidade oficial com intuito eleitoral e não podem pedir voto. O descumprimento pode gerar multas e até cassação do registro e inelegibilidade. Nas Eleições Gerais de 2022, foram recebidas 40.275 denúncias em todo o Brasil. A região Sudeste liderou o ranking, com 14.103 registros, seguida pelas regiões Nordeste (12.033), Sul (6.810), Centro-Oeste (4.481) e Norte (2.848). No pleito municipal de 2020, foram 105.543 registros em todo o País. 

Sem vestígios 

Enquanto os holofotes estão voltados para as buscas aos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), que já dura mais de 50 dias, outro foragido ilustre dribla a Interpol, a Polícia Federal e da Polícia Civil de São Paulo há três anos e seis meses: o traficante André do Rap foi solto pelo Supremo Tribunal Federal e nunca mais foi visto. 

Rumo eleitoral 

Opções não faltam para o ex-ministro José Dirceu se candidatar a algum cargo nas eleições de 2026, caso aceite. O partido e aliados vislumbram lançá-lo a deputado federal por São Paulo ou até pelo Distrito Federal, onde Dirceu tem bom trânsito.  Por ora, o petista – que esteve na Câmara na terça, 2 – tem evitado traçar eventual rumo eleitoral. 

Gabinete Ceará

O gabinete do ministro da Educação, Camilo Santana, ficou pequeno dias atrás para tanta gente de seu Estado (Ceará) que esteve em Brasília para celebrar o credenciamento do campus da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a atuação no município de Baturité (CE). Coube ao governador do Estado, Elmano de Freitas, ciceronear os conterrâneos.    

Entregador Marinho 

A Frente Parlamentar em Defesa dos Motoentregadores e Motoristas de Aplicativos freou a proposta (PLP 12/24) do Governo para regulamentar o trabalho da categoria. O que obrigou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a se entregar pessoalmente à articulação com os deputados. As conversas seguem engarrafadas e a proposta estacionada.    

De ônibus na Páscoa

O feriado de Páscoa deste ano foi positivo para o turismo rodoviário por aplicativo. A Buser, plataforma de viagens de ônibus com mais de 11 milhões de clientes em todo o Brasil, registrou crescimento de 60% nas buscas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em volume de viagens, o aumento foi de 20%. 

Em todo o Brasil

A Coluna Esplanada agora é publicada em todas as capitais do Brasil. Com a estreia neste mês na “Folha do Estado” (MT) e na “Tribuna do Norte (RN)”, agora são 48 jornais e portais – entre eles algumas grandes cidades do interior. Com redação em Brasília, e correspondentes no Rio e São Paulo, a Esplanada passa a ser a Coluna de Poder & Mercado mais reproduzida no País.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado