Menu
Esplanada
Esplanada

Deputado propõe CPI das Americanas e quer saber se banco estatal é fiador

Leandro Mazzini

02/03/2023 12h13

Charge por @izanio_charges

Os sócios majoritários das Americanas estão longe de ver seus problemas acabarem com o escândalo financeiro que destronou a marca da empresa do topo da boa gestão. Agora a crise atravessou o saldo bancário e chegou a Brasília.

O deputado federal André Ribeiro (Progressistas-MA), o André Fufuca, começou a passar a lista entre os pares para instalar a CPI das Americanas. É que o grupo pegou quase R$ 2 bilhões de empréstimo no BNDES. Embora o bancão de fomento já tenha cobrado R$ 1,4 bilhão de fiadores, que pagaram a conta, o deputado quer saber se há banco oficial da União nessa fiança.

E só uma CPI teria respaldo para demandar. O parlamentar não quis informar quantas assinaturas já conseguiu desde ontem, mas a liderança do aliado Republicanos, com forte bancada, orientou os deputados a assinarem o pedido.

Digam que fico

Após avisar à família e ao PL que poderia embarcar no último dia 26 de para o Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro adiou mais uma vez seu retorno ao Brasil. Ele não quer mesmo voltar, com medo de ser preso num dos inquéritos que responde no STF e na PF.

Bolsonaro vai renovar seu visto como turista e terá, assim, mais três meses para permanecer legalmente nos Estados Unidos. A fuga para a Itália não está descartada.

Susto no app

Os Correios passaram um susto há dias com informes na praça de que o seu aplicativo para mobile teria sido hackeado. Conferido, não passou de uma “vulnerabilidade na plataforma Meu Correios”, segundo a estatal, que já foi corrigida.

A empresa tem vivido tensos dias, após um presidente interino exonerar das funções todos os servidores da Corregedoria. O PT voltou com saudade do poder no comando da estatal bilionária.

No Xadrez do Poder

A cada dia mais o cerco judicial se fecha aos soldados da PMDF no front e ao ex-secretário de Segurança Anderson Torres, preso em Brasília como um dos principais agentes omissos da bandalheira do dia 8 de janeiro na Esplanada.

Ele está angustiado porque achava que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o livraria da prisão ontem. O MP Federal soltou parecer concordando com a manutenção da prisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado